Webmail
quinta-feira, 25 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 29/11/2016

Bancários param contra desmonte do BB; em Catanduva, dirigentes distribuem carta aberta

Os bancários do Banco do Brasil estão de braços cruzados nesta terça-feira (29) em Dia Nacional de Luta. Em São Paulo, estão parados mais de 3 mil funcionários, abrangendo a diretoria de tecnologia, o crédito imobiliário, a gestão de pessoas.

Grande parte desses bancários participaram de plenária, desde às 11h, em frente ao Complexo São João (que também está parado), no centro de São Paulo e votaram a interrupção das atividades durante todo o dia. Há paralisações também em cidades de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e em Curitiba.

Em Catanduva, dirigentes do Sindicato estiveram na agência da rua Minas Gerais, que terá suas atividades encerradas, segundo anúncio feito pelo banco. Eles distribuíram uma carta aberta aos clientes denunciando o impacto do fechamento de agências na rotina de bancários e da população. Haverá restrição de acesso ao crédito, por exemplo. O desmonte do BB, na visão do movimento sindical, irá favorecer as instituições privadas - que não terão concorrência.

Na quinta-feira (1º), a Comissão de Empresa dos Funcionários volta a se reunir com a direção do banco público.

A quem interessa o desmonte do Banco do Brasil? 

Essa é a pergunta que fica diante do anúncio feito pelo presidente da instituição, Paulo Cafarelli, do fechamento de 402 agências, transformação de outras 379 em postos de atendimento e a extinção de 18 mil cargos por meio de um plano de incentivo à aposentadoria.

A certeza é o quanto bancários e clientes serão prejudicados pela medida, que terá impacto não só na qualidade do atendimento ao público, mas no acesso ao crédito no país. Entre 2008 e 2016 os bancos públicos ampliaram de 38% para 57% a concessão de crédito. Durante o auge de crise financeira internacional, foram as políticas anticíclicas promovidas por intermédio das instituições financeiras públicas que permitiram ao Brasil manter o crescimento.

O exemplo de um bancário que há oito meses foi transferido pelo banco de Belo Horizonte para São Paulo ilustra a falta de respeito do BB com a vida de seus funcionários. A jornada começou em função de uma reestruturação do setor de licitação em BH. “Mudei meus filhos de escola, entrei no financiamento de uma casa própria em São Paulo e agora terei de mudar de novo”, relata o bancário que acaba de ser transferido para Curitiba, com essas últimas mudanças impostas pelo banco.

“Por isso estamos nas ruas protestando, trabalhadores e Sindicato juntos”, afirma o dirigente da entidade, João Fukunaga, funcionário do BB e  integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários, responsável por negociar com a direção do banco. “Somente nossa união e mobilização pode garantir nossos direitos e o futuro da empresa.”


  Fonte: Seeb Catanduva
  • Whatsapp
  • Telegram
FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil