Webmail
domingo, 28 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 20/06/2018

Quarta, 20 de junho: Dia Nacional em Defesa do Saúde Caixa

Governo Temer e mudanças estatutárias na Caixa pretendem onerar o associado e ameaçam a própria sustentabilidade do plano de saúde dos empregados do banco público; mobilização é a chave para barrar retrocessos.

Nesta quarta-feira 20, o movimento sindical bancário realiza Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. A data foi definida pela Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa) no dia 5 de junho, quando também foi escolhido junho como o “mês do Saúde Caixa”. A atividade é parte da campanha Saúde Caixa, eu defendo.  

Veja a cobertura da mobilização pelas redes sociais do Sindicato: facebook.com/spbancarios e twitter.com/spbancarios.

“O atual modelo de custeio do Saúde Caixa, conquistado pelos empregados em negociações, que existe desde 2004, está ameaçado. Seja pelo governo Temer, através das resoluções 22 e 23 da CGPAR que impõem mudanças nos planos de saúde das empresas federais: oneram o associado do Saúde Caixa, excluem aposentados, impõem períodos de carência e permitem cobrança de franquias, acabam com a cobrança de mensalidade única por família, trazem novas restrições para dependentes, vetam a oferta do plano em novos concursos e proíbem a entrada de novos associados, entre outros prejuízos. Ou por meio de alterações estatutárias no banco público. Somadas, essas duas frentes de ataque tentam impor um limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação da Caixa nas despesas do plano de saúde”, alerta o diretor do Sindicato e coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.

Na Gipes/SP, localizada à Rua Bela Cintra, 881, próximo à estação Paulista do metrô (linha amarela) haverá um café da manhã solidário a partir das 9h30. Às 11h, será realizada uma reunião com os empregados da ativa e aposentados presentes. Os bancários devem comparecer vestindo branco em protesto contra os ataques ao Saúde Caixa. 

“É muito importante que todos os empregados da Caixa, de todo o país, participem do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. Em breve, vamos divulgar todas as atividades que acontecerão em São Paulo, Osasco e região. Ou lutamos, mostramos nossa força e unidade, ao lado das nossas entidades representativas, ou assistiremos o fim do nosso plano de saúde, uma conquista histórica dos trabalhadores”, conclama o dirigente.

A defesa do Saúde Caixa é uma das reivindicações da pauta específica dos empregados da Caixa na Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2018.

Atuação parlamentar

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF), empregada da Caixa, protocolou um Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018) para sustar as resoluções da CGPAR. A parlamentar defende que a resolução viola direitos assegurados em acordos coletivos de trabalho, estatutos e convenções que regulam as entidades de autogestão de saúde.

Para apoiar o projeto na enquete disponibilizada no site da Câmara dos Deputados, CLIQUE AQUI e selecione a opção “Concordo”. Não é necessário se identificar.

  Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil