Webmail
segunda-feira, 29 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 20/06/2018

Bancários de Catanduva protestam em defesa da Cassi e dos direitos dos associados

Na manhã desta quarta-feira, 20 de junho, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região se uniu aos associados da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) para protestar em defesa do Plano de Saúde e contra a proposta do banco, que pretende quebrar a solidariedade e retirar direitos.

Os bancários também protestaram contra a Resolução n. 23 da CGPAR, que ameaça a sustentabilidade dos Planos de Saúde de auto gestão de empresas estatais, como a Cassi.

Durante a atividade, os dirigentes sindicais debateram com os trabalhadores os ataques frequentes ao BB promovidos pelo governo Temer e pela direção da empresa, e distribuíram um boletim especial com o tema “Defesa da Cassi”.

O custeio e a governança da Cassi são de responsabilidade estatutária de quem paga a conta – o banco e os associados. Qualquer mudança no estatuto depende de negociação entre as duas partes para depois levar à aprovação do Corpo Social.

O banco resolveu atropelar este processo, assediando os funcionários para apoiarem uma proposta que corta direitos, aumenta contribuições dos associados e reduz as do banco, implanta voto de minerva a favor do BB e entrega duas diretorias ao mercado, reduzindo a participação dos associados a um terço.

“O banco tenta difundir a ideia de que a Cassi é deficitária para fazer valer suas propostas de retirada de direitos dos associados. Mas os dados apontam que a Caixa de Assistência continua sendo a principal responsável pela saúde dos funcionários do BB”, explica o presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim.  

Vicentim destaca que, diante de um cenário tão ameaçador, a atividade de hoje buscou reforçar a importância da defesa do BB e das entidades representativas para o fortalecimento da empresa pública. “O Sindicato, como representante dos trabalhadores, sempre buscou igualdade de oportunidades na sociedade e no trabalho, e por isso luta pela retomada das mesas de negociação sobre a Cassi e contra a retirada de direitos de toda a categoria. Nossa mobilização é fundamental para defender a Cassi, resistir às ameaças que pairam sobre ela, encontrar soluções para seus problemas e garantir a sustentabilidade de nosso plano de saúde. Juntos somos mais!”

A defesa da Cassi e ampliação da luta contra a resolução 23 da CGPAR estão entre as reivindicações da pauta específica dos funcionários do BB na Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2018.

  Fonte: Seeb Catanduva
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil