Webmail
segunda-feira, 29 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 20/01/2017

CEE/Caixa discute GTs e cobra esclarecimentos sobre reestruturação e PAA/PDV

Políticas da direção que reduzem o papel da Caixa pautam debates da mesa permanente
 
A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa e o banco realizam a primeira reunião de 2017 da mesa de negociações permanente no dia 24 de janeiro (terça-feira), em Brasília. “Diante das políticas que vem sendo adotadas pelo governo federal, nossa maior preocupação é com os direitos dos empregados, com o futuro do banco, a manutenção do caráter público da instituição e a importância da Caixa para o desenvolvimento do país”, disse o coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.
A Caixa ainda não detalhou a proposta, mas anunciou a intenção de promover uma redução de 10 mil funcionários em seu quadro, por meio de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) e de um Programa de Apoio à Aposentadoria (PAA), sem que haja novas contratações. “Essa medida sobrecarrega os empregados, prejudica as condições de trabalho e o atendimento à população. Somado a isso, o banco extinguiu a função de caixa, criando a função de ‘caixa-minuto’, onde o trabalhador, recebendo por demanda, precisa sair do guichê para executar outras atividades de atendimento. Isso tira a atenção do funcionário e o coloca em risco”, explica o coordenador da CEE/Caixa.
Algumas questões devem receber mais atenção por já estarem em discussão com o banco nos GTs de Descomissionamento e pelo Fim do “Caixa-Minuto”. “A Caixa apresentará uma proposta de revisão do RH184. Existem avanços frente à situação de hoje, mas ainda não é o que queremos e vamos lutar para melhorá-la”, afirmou Dionísio. Mas, o dirigente informou que a pauta será extensa. “Entre outros assuntos, queremos esclarecimento sobre a proposta de PDV/PAA anunciada pela mí- dia, a reestruturação na rede, áreas-meio e matriz, e casos comprovados de monitoramento de resultados por celular”, disse o dirigente sindical (veja abaixo a pauta completa).
 
Pauta da Reunião da CEE com a Caixa
  • Propostas dos GTs descomissionamentos e “caixa-minuto”;
  • Continuidade da Reestruturação das áreas;
  • Saúde Caixa;
  • Avaliador de Penhor;
  • Agências “deficitárias”;
  • Agências digitais;
  • Rede de Operações;
  • PDV e PAA anunciados pela mídia;
  • Verticalização nas unidades;
  • Cobrança de metas por meio eletrônico nos celulares dos empregados;
  • Retirada do demonstrativo do percentual de incorporação de função do SISRH.
 
Dia Nacional de Luta
No dia 12 de janeiro, data em que a Caixa completou 156 anos de existência, os empregados da Caixa de todo o país realizaram um Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa 100% Pública, contra os descomissionamentos arbitrários e pela revogação das funções de caixa e tesoureiro-minuto. As atividades também pediam a retomada das contratações.
“Foi importante iniciarmos o ano lutando contra as arbitrariedades impostas pela direção da Caixa, em relação às condições de trabalho e as tentativas de desmonte do banco, ampliando a campanha em defesa da Caixa 100% pública. Estamos mostrando para a população brasileira os prejuízos causados pelos ataques ao caráter público da Caixa, principalmente às políticas sociais atendidas pelo banco”, explicou Jackeline Machado, diretora da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP) e empregada da Caixa.
 
  Fonte: FETEC/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil