Webmail
sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

publicado em 30/07/2017

Categoria define plano de lutas na 19ª Conferência Nacional dos Bancários

Após três dias de debates, os bancários reunidos durante a 19ª Conferência Nacional da categoria, realizada entre os dias 28 e 30 de julho, em São Paulo, aprovaram o plano de lutas, estratégias e resistência para a Campanha Nacional de 2018. São ações em defesa do emprego e dos direitos, dos bancos públicos, da democracia, do movimento sindical e para as mesas temáticas de Saúde do Trabalhador, Igualdade de Oportunidades, Segurança Bancária e de Acompanhamento da Cláusula de Prevenção de Conflitos. A conferência contou com 603 delegados, 64,5% homens e 35,5% mulheres.
 
A conferência, que teve como mote “Lutar, defender e garantir. Nenhum direito a menos!”, reuniu bancários de todo o país.
 
“A categoria sai fortalecida da conferência, com um plano de lutas, que será nossa pauta de reivindicação contra a alteração de pontos fundamentais da CLT, que protegeu a classe trabalhadora durante anos. Vamos lutar em defesa dos bancos públicos e contra as reformas que tiram direitos dos trabalhadores”, afirma a presidenta da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP), Aline Molina.
 
Principais pontos do documento que será entregue aos bancos
 
  • Não à terceirização 
  • Não ao contrato temporário 
  • Não à contratação de autônomos 
  • Não ao contrato intermitente de trabalho 
  • Não ao teletrabalho sem negociação com os sindicatos 
  • Não ao termo de quitação das obrigações trabalhistas 
  • Não à jornada 12 x 36 horas 
  • Não ao parcelamento da PLR em mais de duas vezes 
  • Manutenção das homologações feitas pelos sindicato para fiscalizar o devido pagamento dos direitos dos demitidos 
  • Não à rescisão do contrato de trabalho em comum acordo, na qual os trabalhadores só perdem 
  • Não ao limite à liberdade de expressão dos sindicatos e dos trabalhadores 
  • Contra prêmios e bônus que não integrem os salários 
  • Garantia dos centros de realocação e requalificação 
  • Respeito à jornada de trabalho dos bancários como forma de preservação da saúde 
  • CCT válida para todos os trabalhadores dos bancos 
  • Que todos os trabalhadores da atividade-fim dos bancos sejam representados pelos sindicatos de bancários 
  • Assinatura de termos de responsabilidade por parte do empregado não eximirá o empregados da responsabilidade com a saúde dos trabalhadores 
  • Livre acesso dos dirigentes sindicais às agências digitais 
  • Garantia da ultratividade (validade) da CCT até a celebração de novo acordo 
  • Garantia de que as gratificações de função sejam incorporadas apos 10 anos de recebimento 

Moções aprovadas durante a conferência
 
A 19ª Conferência Nacional dos Bancários aprovou ainda moções contra o governo e suas atitudes golpistas. Uma delas é a moção de repúdio a reforma trabalhista, sancionada pelo presidente Michel Temer, na qual a classe trabalhadora e seus legítimos representantes – sindicatos e centrais sindicais – foram desconsiderados na discussão. Com isso, o processo atende apenas os interesses dos empresários e o desejo de reduzir custos e aumentar os lucros, além de gerar um enorme retrocesso no país.
 
No Senado, as senadoras Fátima Bezerra, Gleisi Hoffmann, Vanessa Grazziotin, Lídice da Mata e Regina Souza representaram os trabalhadores contra a aprovação do projeto e enfrentaram as manobras conduzidas pelo Senado. Em apoio e solidariedade às essas mulheres de luta outra moção foi apresentada.
 
Em Repúdio ao Banco Mercantil do Brasil. A moção foi criada para combater as práticas do banco, que já fechou agências em diversas cidades do país e demitiu centenas de funcionários, inclusive dirigentes sindicais. Para os bancários, essa atitude revela o ataque a liberdade e organização sindical.
 
Os trabalhadores também são contra as tentativas dos governos Sartori e Temer, ambos do PMDB, de privatizar o Banrisul, Badesul e BRB por conta do Regime de Recuperação Fiscal, apresentado pelo governo golpista como saída para a crise fiscal do estado. A moção é em defesa aos três bancos, que atualmente desempenham papeis fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil.
 
Moção de Repudio ao ataque ao Estado Democrático e de Direito no Brasil defende a punição exemplar de casos de corrupção de todos os envolvidos e que se julgam acima da lei seja presidente, juiz, parlamentar ou empresário. Os bancários repudiam o uso político da operação lava-jato na esteira da consolidação do golpe institucional, com vistas às eleições 2018.
 
Nesse contexto, a Moção Liberdade para Vaccari Já! repudia a manutenção da prisão preventiva e exige a imediata liberdade a um dos membros do Comando Nacional dos Bancários da CUT, João Vaccari Neto. Vaccari também é um dos fundadores da Contraf-CUT e ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
 
Em apoio ao ex-presidente Lula e sua condenação fraudulenta e sem provas, duas moções foram apresentadas, sendo uma delas com ênfase na ação popular para a anulação do impeachment.
 
Leia mais:

Política macroeconômica do governo prejudica a Previdência

Palestrantes da mesa sobre “reforma” trabalhista expõe papel dos grandes grupos econômicos na retirada de direitos

Movimento precisa incorporar novas formas de mobilização para enfrentar desafios colocados

Debate de conjuntura nacional e internacional abre o segundo dia da conferência

Conferência é uma oportunidade para organização e construção da luta da categoria

19ª Conferência Nacional dos Bancários apresenta painel “Defesa dos Bancos Públicos”

Conferência Nacional dos Bancários começa nesta sexta-feira

  Fonte: FETEC-CUT/SP, Seeb/SP e Contraf
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil