Webmail
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias

publicado em 16/01/2017

FETEC-CUT/SP promove Seminário/Curso sobre Paternidade Responsável

No dia 07 de fevereiro, a Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP) realiza o Seminário/Curso sobre Paternidade Responsável. O evento faz parte da Política de Igualdade de Oportunidades, com foco nas relações compartilhadas. A inclusão do tema foi uma vitória da Campanha Nacional 2016 e passou a vigorar no início do ano, de acordo com a cláusula 26 da Convenção Coletiva, segundo a Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016, que dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância.

O conceito de relações compartilhadas visa superar a divisão de papéis imposta por uma sociedade patriarcal, onde as mulheres são responsáveis pela casa e pelos filhos. Esta dupla jornada de trabalho representa acúmulo de cinco horas semanais a mais na jornada total de trabalho em relação aos homens.

Para Crislaine Bertazzi, Diretora de Políticas Sociais da FETEC-CUT/SP, é preciso que os homens compartilhem com as mulheres a responsabilidade pelo serviço doméstico e pela educação dos filhos. “Nenhum dos gêneros pode sofrer qualquer prejuízo na vida profissional em função de responsabilidades familiares”, explica.

A Paternidade Responsável dá aos pais a possibilidade de assumir maior responsabilidade na criação dos filhos e construir com eles uma relação mais sólida. Homens e mulheres são capazes de desenvolver todos os tipos de sentimento e realizar qualquer atividade, inclusive a criação dos filhos. 

Segundo a diretora, além de garantir um período maior de cuidados para o bebê num momento crítico de sua formação, a Paternidade Responsável visa promover o conceito de relações compartilhadas, em que homem e mulher dividem de forma igual responsabilidades e direitos. “A ideia é fazer com que a sociedade deixe de encarar a criação das crianças como um papel exclusivo da mulher, mas sim uma responsabilidade de ambos. Por isso, a extensão da licença paternidade para 20 dias representa um avanço importante”, argumenta a dirigente.

Sobre o Seminário/Curso

O curso terá duração de 12 horas/aula e será destinado aos bancários que desejam exercer seus direitos e deveres da paternidade com responsabilidade e participação ativa nos primeiros momentos da vida das crianças.

Temas abordados

•    O papel do homem na sociedade contemporânea; 
•    Aspectos psicológicos e desafios da paternidade; 
•    Questões legais relacionadas ao tema;
•    Modos de educação para a igualdade;
•    Questões práticas de como devem ser os cuidados com a nova vida.

O curso será gratuito e os participantes receberão ao final o certificado. O evento é uma parceria entre a FETEC-CUT/SP, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e Faculdade 28 de Agosto.

Fique atento ao site da FETEC-CUT/SP para mais informações.

  Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil