Está chegando o momento dos empregados da Caixa no estado de São Paulo escolherem a nova gestão à frente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal em São Paulo, a Apcef/SP, para o triênio 2020/2023. Por sua representatividade e atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores e da Caixa 100% pública, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região apoia a Chapa 1 Nossa Luta, atualmente à frente da entidade e encabeçada pelo atual dirigente da Apcef/SP e da Fetec-CUT/SP, Leonardo Quadros (veja composição completa da chapa abaixo).
“Neste momento de desmonte de direitos trabalhistas como um todo e, em especial, de ataques aos direitos dos empregados e ao banco público, eleger uma diretoria na Apcef/SP comprometida com a luta em defesa da Caixa 100% pública é fundamental. A Apcef/SP, hoje comandada pela gestão Nossa Luta, é uma importante aliada do Sindicato nas batalhas que travamos contra as tentativas de privatização do banco, a mais recente delas representada pela MP 995 do governo Bolsonaro, que prevê o fatiamento e venda dessa instituição financeira que cumpre um importantíssimo papel social e de desenvolvimento do país. Por isso, apoiamos a continuidade dessa gestão, com a eleição da Chapa 1”, defende a presidenta da Fetec/SP, Aline Molina.
A eleição
A eleição da Apcef/SP foi adiada devido à pandemia de coronavírus. A nova data deve ser definida por assembleia da entidade, que ocorrerá entre 9 e 12 de outubro (atualização: a eleição será no dia 28 de outubro). Por conta da crise sanitária, que continua vitimando muitas pessoas no Brasil, a Chapa 1 defende que a eleição não seja antecipada para o final deste mês, como querem as chapas concorrentes, e ocorra em março, em condições sanitárias melhores.
“A Chapa 1 Nossa Luta repudia a INCOERÊNCIA das chapas adversárias de antecipar a data das eleições, atropelando o processo democrático. Podemos discutir eleições virtuais, desde que haja condições de EQUIDADE a todos os concorrentes. Durante o período da pandemia do coronavírus, a Chapa 1 entendeu que seria o momento de união contra um inimigo comum: a COVID-19, mas as chapas concorrentes optaram por fazer campanha eleitoreira”, critica, em nota, a Chapa 1.
Representatividade e defesa dos associados
A composição da Chapa 1 é representativa de todos os empregados da Caixa, com candidatos de todas as regiões do estado de São Paulo e das mais diversas funções no banco, além de integrantes da ativa e aposentados.
Sob a gestão Nossa Luta, a Apcef/SP sempre se pautou pelo equilíbrio entre a atuação em defesa dos direitos dos empregados, de melhores condições de trabalho e da Caixa 100% Pública, e a promoção de esporte, cultura, lazer e eventos. Uma atuação que une forças com os sindicatos de bancários do estado e demais entidades associativas dos empregados da Caixa.
“A condução da Apcef/SP pela Nossa Luta fez com que a entidade crescesse sob vários aspectos, e se tornasse uma das mais relevantes e respeitadas entidades representativas dos empregados da Caixa em nível nacional. Com isso, ela foi protagonista em diversos momentos decisivos da luta dos empregados, como nas campanhas salariais, por melhores condições de trabalho, por mais contratações, em defesa da Funcef e do Saúde Caixa e em defesa da Caixa 100% Pública, sem deixar de lado a atuação junto aos empregados em seu dia-a-dia”, informa material da Chapa 1.
Dentre os feitos da atual gestão, destacam-se: a participação em dezenas de audiências públicas nas câmaras municipais e Assembleia Legislativa em defesa da Caixa 100% Pública e contra o fechamento de agências; a realização de centenas de reuniões nas unidades para tratar de Funcef e Saúde Caixa e para organizar as Campanhas Salariais e pela Caixa 100% Pública; atendimentos pelo departamento sindical e centenas de atendimentos no departamento jurídico e para elaboração da declaração de IR; ampliação e modernização dos espaços coletivos; aquisição de novos espaços (flat’s); realização de milhares de hospedagens aos associados nas colônias e realização de dezenas de eventos sociais e esportivos com um público somado de milhares de associados e seus dependentes; qualificação profissional dos empregados por meio de dezenas de turmas de treinamento, em parcerias com outras entidades.
Para o próximo mandato, a Chapa Nossa Luta assume o compromisso de manter a linha de atuação e estar cada vez mais próxima dos associados, “buscando sempre a melhoria de sua qualidade de vida”.