Pesquisar

Temas

Fetec SP faz encontro sobre uso de mídias digitais

Encontro é o primeiro de uma agenda de conversas com grandes nomes da Comunicação Social

A convite da Fetec-CUT/SP, o jornalista Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, falou nesta quinta-feira (24), em encontro virtual, sobre a importância do uso das redes sociais e o enfrentamento político nas mídias.

O evento, conduzido pela presidenta da Fetec, Aline Molina, foi idealizado para os dirigentes dos sindicatos que compõem a base da Federação. ‘’Essa é uma pauta de suma importância para que as direções dos sindicatos entendam como utilizar essas ferramentas que são imprescindíveis na comunicação atual’’, disse Aline.

Compreendido como fundamental e decisivo nesse embate entre civilidade e barbárie, as redes sociais tem-se tornado um campo cada vez mais radical e polarizado. ‘’Precisamos entender que a internet não é terreno de propaganda. É terreno de agitação’’, afirma Altamiro. O jornalista defende o investimento em conteúdos que apostem nessa linguagem mais dinâmica, a exemplo de vídeos e memes.

No encontro, os participantes destacaram que a própria linguagem da internet permitiu o discurso de ódio e que a maioria da população não se aprofunda nos temas, acreditando cegamente no que vê e compartilhando as fakenews, principalmente nos grupos de whatsapp.

Esse massacre obscurantista acabou servindo como lição de enfrentamento para sindicatos e movimentos sociais, que hoje contam com sites que já alcançam milhões de seguidores.

Os participantes reconhecem que o momento tem sido delicado para o movimento sindical, que sofreu severos ataques desde a Reforma Trabalhista. ‘’A reforma nos asfixiou, mas mesmo sem domínio dos algoritmos ou orçamento vamos para o enfrentamento e atuando nas mídias de forma profissional’’, disse Altamiro.

Sindicatos digitais
A presidenta Aline Molina ressalta que os sindicatos já estão investindo nas mídias sociais e que desde o início da pandemia dezenas de encontros, negociações e assembleias têm sido realizados de forma virtual. ‘’A Fetec tem o histórico de promover a formação dos dirigentes de sua base e por isso já criamos um novo curso para que os sindicatos saibam como utilizar essas ferramentas de forma mais ágil e eficaz’’, disse, referindo-se ao Curso de Comunicação Digital que tem início no dia 2 de julho.

‘’Temos uma batalha grande pela frente e sabemos que em 2022 os discursos de ódio tendem a se potencializar. Mas estamos antenados. Os bancários já contam com experiências riquíssimas e estão fortalecendo suas redes. Esse evento é o primeiro de vários encontros que faremos com grandes nomes que lutam por uma comunicação séria, democrática e de qualidade, conclui.

 

Compartilhe esse conteúdo