Pesquisar

Temas

FETEC-CUT/SP participa da Marcha das Margaridas 2023. Evento reúne mais de 100 mil mulheres da América Latina

Mais de 100 mil mulheres reunidas em Brasília marcham, nesta quarta-feira (16) até o Congresso Nacional, pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver. 

Desde o fim de semana até essa terça-feira (15), centenas de ônibus chegaram ao Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, levando as participantes da 7ª Marcha das Margaridas, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), pelas federações e sindicatos filiados e por 16 organizações parceiras. 

A presidenta da FETEC-CUT/SP e Secretária de Formação do Seeb SP, Aline Molina, participa desse grande evento ao lado de mulheres dirigentes dos sindicatos da base da Federação, dirigentes da Contraf-CUT e da CUT e demais federações do país.

”Nossa saudação a todas as margaridas que estão aqui Brasília e às que estão em suas cidades lutando por um país socialmente responsável. Essa marcha representa a luta das mulheres do campo e de todas as trabalhadoras brasileiras. Marchamos pela construção de um país popular, solidário, igualitário, justo, antirracista e antimachista. A marcha está linda e estamos mostrando a força de Margarida Maria Alves e de todas as margaridas do Brasil”

Na mobilização política, considerada a maior da América Latina pela Contag, mulheres de todas as regiões do Brasil querem garantir direitos, pôr fim às desigualdades de gênero, classe e étnico-raciais; enfrentar a violência, que muitas vezes ameaças sua vida, e a opressão, simplesmente, por serem mulheres. As pautas delas foram debatidas durante dois anos, em reuniões regionais e nacionais que resultaram em documento divido em 13 eixos políticos. A pauta da Marcha das Margarida 2023 foi entregue ao governo federal em junho.  

As mais de 100 mil margaridas marcham em direção à Esplanada dos Ministérios, em um trajeto de aproximadamente seis quilômetros entre o Pavilhão do Parque da Cidade e o centro do Poder Executivo Federal.  

O ato de encerramento da Marcha das Margaridas terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros, em frente ao Congresso Nacional.  

As margaridas aguardam anúncios do governo que atendam à pauta de reivindicações da 7ª edição do evento.

Pauta
O documento construído de forma coletiva está estruturado em treze eixos políticos e de acordo com a coordenadora nacional da Marcha das Margaridas, Mazé Morais, “aponta para reconstrução de um Brasil sem fome e sem violência. Que garanta a soberania dos povos sobre as suas terras e territórios, que promova a produção e o consumo de alimentos saudáveis, a partir do uso e do manejo sustentável do ecossistema”, afirmou.

Mazé destacou que os “pontos pautados têm preposições que falam sobre programas e políticas públicas estruturantes, e até medidas e ações pontuais que em seu conjunto respondem ao enfrentamento das principais questões que desafiam o brasil de hoje, o combate à fome, o acirramento da desigualdade, a crise ambiental e a violência”.

A coordenadora da Marcha destaca a participação de todos os ministérios na resposta às pautas apresentadas.

“A pauta apresentada requer ações intersetoriais para que se efetive a política na sua necessária transversalidade. Esperamos que todos os ministérios se comprometam a essa agenda propositiva, considerando a inserção das ações previstas no plano plurianual, para que seja garantido orçamento público para a sua efetivação durante os próximos quatro anos”.

Marcha das Margaridas

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), pelas 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e pelos mais de 4 mil Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e por várias organizações de mulheres parceiras.

Realizada a cada quatro anos, a Marcha existe desde 2000 e faz homenagem a Margarida Alves, líder sindical assassinada por defender direito dos trabalhadores rurais.

Confira fotos e vídeos da Marcha nas redes sociais da FETEC-CUT/SP
 

Compartilhe esse conteúdo