A votação começou nesta segunda (6) e vai até o dia 17 de maio; os votos poderão ser realizados pelo site, SISBB, aplicativo da Cassi ou terminais de autoatendimento do Banco do Brasil
Foi apresentado aos associados da Cassi na última sexta-feira 3, em live (assista na íntegra), o Relatório 2023 da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (leia o relatório completo), que agora está submetido a aprovação dos associados, em votação eletrônica, até 18h do dia 17 de maio (saiba como votar no final da matéria).
A FETEC-CUT/SP orienta os associados da Cassi pela aprovação do Relatório 2023.
“Indicamos a aprovação do relatório, pois ele reflete a realidade da entidade. Antes de ser submetido para aprovação dos associados, o Relatório 2023 da Cassi foi avaliado pelos Conselhos Fiscal (leia na íntegra o parecer), Deliberativo (leia na íntegra o parecer) e por auditor independente (leia na íntegra o parecer). Todos manifestaram pareceres favoráveis. Entre os pontos positivos do período destacamos o repasse das ‘reclamatórias trabalhistas’ pelo BB à Cassi, um problema que se arrastava há mais de 13 anos e só foi resolvido com a atuação do movimento sindical junto ao banco” diz Ana Beatriz Garbelini, diretora do Sindicato e conselheira eleita nas últimas eleições da Cassi.
Superavit
Embora a Cassi tenha iniciado 2023 com projeção atuarial que indicava déficit, a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil fechou o ano passado com superavit de aproximadamente R$ 20 milhões.
“Ter um resultado positivo quando o orçamento previa um déficit, e ainda com o fim do acionamento do gatilho sobre as coparticipações, que conseguimos eliminar a fim de não onerar o associado, foi uma brilhante realização, fruto do trabalho conjunto de todas as diretorias. É importante entender que a CASSI tem um ciclo diferente das operadoras de mercado que anualmente reajustam as mensalidades, mesma lógica que seguimos nos planos para familiares. No Plano de Associados, a receita aumenta conforme os reajustes salariais ou quando há reforma no modelo de custeio, onde acontece um período de acumulação de reservas até que, com a reversão desta curva, começamos a consumir a reserva acumulada. Este resultado mostra que estamos no caminho certo, identificando os grupos populacionais, mantendo as melhorias nas CliniCASSI, que, inclusive, começaram a abrir aos sábados e aumentaram a quantidade de atendimentos. Afinal, CliniCASSI boa é CliniCASSI cheia!”, avalia o presidente da Cassi, Cláudio Said.
Avanços
Além de apresentar o resultado financeiro da Cassi em 2023, o relatório destaca diversos outros avanços como, por exemplo:
- Realização das Conferências Cidadãs em todas as unidades da federação;
- Implementação da nova ferramenta de gestão de relacionamento (CRM, do inglês Customer Relationship Management);
- Transformação digital;
- Maior aproximação com os associados, o que colaborou para que 90% dos bancários que ingressaram no BB em 2023 aderissem à Cassi;
- Crescimento de 10% no número de prestadores de serviços credenciados;
- Ampliação dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), com a conclusão da reforma e ampliação da CliniCASSI Brasília e relocalização da CliniCASSI Fortaleza, além de outras obras de melhoria das CliniCASSI iniciadas em 2023 e que devem ser concluídas até o final de 2024: : São Luís (MA), Copacabana (RJ), Belém (PA), São Paulo (SP).
Como votar
A votação do Relatório 2023 da Cassi será de 6 a 17 de maio. Participam funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil associados à CASSI, em pleno gozo de seus direitos junto ao Plano de Associados em 31/1/2024.
Os associados podem votar por meio do app Cassi; site da Cassi; SISBB, no caso de funcionários da ativa; e nos terminais de autoatendimento do BB.