Pesquisar

Temas

Começa a 25a Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP

A FETEC-CUT/SP abriu sua 25a Conferência na manhã deste sábado (29) com a mesa composta por presidentes dos 14 sindicatos que compõem a base da Federação.

A secretária-geral da FETEC, Ana Lúcia Ramos Pinto, e a presidenta Aline Molina, abriram os trabalhos do evento que ocorre durante todo o dia, com mesas sobre conjuntura política e sindical, pesquisa nacional dos bancários e o impacto da inteligência artificial.

O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino falou sobre a nova era de conquistas no governo Lula para a garantia e ampliação de direitos de toda a categoria.

Pela CTB, Alex lembrou que passamos os últimos anos na resistência e dos companheiros que partiram durante a Covid, desejando sucesso aos delegados da Conferência.

Representando a Intersindical e pela FETEC, Índio destacou que essa é a primeira Conferência após a vitória do governo popular e democrático. ”É o momento de avançar nas lutas e defender a democracia e, tão importante quanto, eleger companheiros nas eleições de 2024 em defesa dos direitos da categoria”. 

Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, disse que é preciso muito força para reconstruir o Brasil. ”Temos expectativa de pensar a reconstrução do Brasil com nos temas que consideramos de suma importância pra tornar o país socialmente justo e ambientalmente sustentável”.

Nesse ano a CUT completa 40 anos e os bancários estão com a Central desde a sua fundação. ”Temos muito orgulho dessa história, celebrando o aniversário da CUT, fundada no Dia dos Bancários, em 28 de agosto”. 

Marcílio Barros, presidente do Sindicato de Bragança Paulista e região, fez a saudação em nome dos sindicatos do interior. ”Muita honra em representar os sindicatos do interior paulista nesse momento de retorma do país. Nesse dia de Conferência temos muito temas a debater e parabenizo a FETEC pela grandiosidade do evento”.

Aline Molina fez um agradecimento especial à Ivone Silva, umas das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, ex-presidenta do Sindicato dos Bancários de SP e agora ampliando sua luta na vida política. 

Neiva Ribeira, presidenta do Seeb SP, lembrou que o país ainda enfrenta cenário de desemprego, misoginia e rápido avanço tecnológico. ”Temos os desafios de nos capacitarmos em redes e em nossa comunicação para combater as fake news, mostrar os avanços do governo e mostrar à categoria a importância de nossa luta”. 

”Temos que estar muito unidos nos comitês de luta, nas brigadas digitais, para mobilizar a categoria e a sociedade. Todos os ministérios em que há mulheres estão sendo atacados pelo Centrão com misoginia e violência política”, disse Neiva.

Confira a Programação completa

09h30: Início dos trabalhos 
              Exibição da Retrospectiva da FETEC-SP 2022-23

09h40: Mesa de Abertura Oficial da Conferência

10h00 Mesa 1:  Conjuntura política e sindical
Coordenadora: Aline Molina (FETEC-SP)
Expositores: Juvândia Moreira (CONTRAF-CUT)
                       Ivone Maria (SEEB-SP)

12h00 Mesa 2: Apresentação da pesquisa Nacional dos bancários
 Apresentador: Valdir Machado (FETEC-SP)

12h45 Intervalo para o almoço com a apresentação da cantora Raquel Marttins

13h45 Reinício dos trabalhos com a exibição do audiovisual “O Brasil voltou!”

13h50 Mesa 3: Lançamento da Campanha de Sindicalização 2023

14h15 Mesa 4: Comunicação e Mundo Digital
Coordenadora: Ana Lucia Ramos Pinto (FETEC-SP)
Expositores:  Jornalista Renata Mielli ( coordenadora-geral do CGI – Comitê Gestor da Internet)
                        Professor Moisés da Silva Marques (Faculdade 28 de Agosto)

16h00  Mesa 5: Apresentação e votação de plano de lutas/estratégia, moções, delegação para a Conferência Nacional dos Bancários.
Coordenadoras: Aline Molina (FETEC-SP) e Neiva Ribeiro (SEEB SP)

 17h00: Encerramento.
 
Acompanhe mais informações sobre a 25a Conferência nas redes da FETEC-CUT/SP

INSTAGRAM @fetecsp

FACEBOOK  facebook.com/FETECSP
TWITTER https://twitter.com/fetecsp Fonte: FETEC CUT SP

 

Compartilhe esse conteúdo