Processo de negociação sobre Multicanalidade Santander ainda vai continuar para beneficiar todos os trabalhadores da rede de agências
A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander saiu da reunião com a direção do banco, nesta quinta-feira (22), com alguns avanços importantes para os Gerentes Empresas 1. Duas reivindicações apresentadas na reunião do dia 6 de fevereiro foram atendidas. Uma delas é a mudança de logística da utilização do Uber: o trabalhador vai poder utilizar o serviço num raio de 5 quilômetros da sua casa e não mais da agência, que irá permitir o retorno a sua residência. O banco ainda se comprometeu a fornecer uma mochila para carregar os equipamentos de trabalho a todos que quiserem, até o final de abril.
Outra cobrança dos representantes dos trabalhadores é a capacitação para todos os trabalhadores da rede de agências, com objetivo de apresentar um novo modelo de atendimento ao público. A ideia é concluir a primeira fase de capacitação até o mês de abril, pela Academia Santander.
Na reunião, o movimento sindical reforçou a preocupação com a saúde dos trabalhadores e falta de orientação em casos de roubo e furto de notebook e celulares, por exemplo. O banco vai responder na próxima reunião, que será realizada no mês de março.
Para Wanessa Queiroz, coordenadora da COE, a reunião sobre o processo de reestruturação na rede nacional de agências, batizado de Multicanalidade, foi positiva. “Nós obtivemos avanços importantes para um segmento de trabalhadores. Mas, ainda temos muito o que avançar, principalmente, para os gerentes Van Gogh. Esperamos intensificar a negociação na próxima mesa de negociação”, afirmou.
Outro destaque do encontro desta quinta-feira, aponta Wanessa, foi a garantia por parte do banco de retomar o Grupo de Trabalho (GT) de Metas, para apresentar a nova configuração das métricas de cobrança e de remuneração de variação variável, com a implementação da Multicanalidade.