Penúltimo dia do circuito de atividades reuniu dezenas de dirigentes e sindicatos em defesa dos trabalhadores bancários. Caravana fecha temporada 2024 nesta quinta-feira (25) no ABC
Mogi das Cruzes amanheceu nesta quarta-feira (24) com as cores do caqui, um de seus maiores símbolos. Bandeiras, faixas, camisetas, bonés e balões vermelhos tingiram o centro da cidade para receber a Caravana de Mobilização da FETEC-CUT/SP.
Dezenas de bancários e lideranças sindicais de diversas regiões do estado participaram do penúltimo dia do circuito de atividades da Caravana que há um mês percorre o interior paulista para dialogar com os bancários e a sociedade sobre a importância da Campanha Nacional 2024.
Clayton Pereira, presidente do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região, expressou toda sua felicidade e gratidão à sua diretoria e à delegação da FETEC pela força de mobilização.
‘’A passagem da Caravana em nossa cidade é um dia muito especial. Essa é a data em que falamos com nossa base sobre a Campanha, as mesas de negociação, nossa luta em defesa da garantia de direitos e das condições de trabalho. E para a população nós mostramos o quão importante é termos agências presenciais para prestar serviços que o digital não alcança. Para mostrar também o quanto as demissões e o adoecimento da categoria afetam o atendimento. Por isso, essa é uma data que faz toda a diferença para nossa base’’.
Ao som da banda Brasil Moreno, a Caravana distribuiu, dentro e fora das agências, o ‘Jornal do Cliente’ em que são abordadas as altas taxas de juros, tarifas abusivas e os lucros exorbitantes dos bancos.
Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária-geral da FETEC-CUT/SP, afirmou que a Caravana elucida as questões da categoria bancária em toda a base da Federação.
“Ficamos impressionados com a quantidade de pessoas que têm nos abordado para saber mais sobre a Campanha e para apoiar nosso movimento contra o fechamento de agências, as demissões e os juros altos praticados pelo Banco Central.”
Vaias
Antonio Netto, diretor de imprensa da CUT-SP e representante da FETEC-SP na COE do Banco do Brasil, destacou a importância das caravanas da FETEC na mobilização e organização dos trabalhadores também na questão dos caixas do BBl. “O TRT de Brasília cassou a liminar da Contraf-CUT que garantia a gratificação dos caixas do BB, uma decisão que representa um ataque a toda a categoria bancária”, afirmou ele, conclamando uma vaia aos desembargadores.
Último episódio
A temporada de caravanas da FETEC SP termina nesta quinta-feira, 25 de julho, no ABC Paulista, com a participação de vários sindicatos da região e entidades sociais. Iniciada no dia 18 de junho em São Paulo, data da entrega da minuta de reivindicações do Comando Nacional à Fenaban, além da capital paulista, a Caravana já passou pelas cidades de Presidente Prudente, Assis, Barretos, Catanduva, Araraquara, Registro, Jundiaí, Limeira, Bragança Paulista, Guarulhos, Taubaté e Mogi das Cruzes.
Acompanhe detalhes da Caravana em nosso site e nas redes sociais da FETEC-CUT/SP no endereço @fetecsp
fonte FETEC CUT SP