Pesquisar

Temas

Bancários entregam Minuta de Reivindicações à Fenaban

”Valorizamos a nossa negociação coletiva e sabemos que somos uma referência para diversas categorias”, disse Neiva Ribeiro, presidenta do Seeb SP e uma das coordenadoras do Comando Nacional

A Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024 deu mais um importante passo nesta terça-feira, 18 de junho, com a entrega da minuta de reivindicações para a Fenaban (federação dos bancos). O documento elenca as reivindicações dos bancários para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

“É um importante momento da nossa organização. Antes de entregar esse pauta ouvimos a categoria em todo o país. É uma minuta consistente, que reflete a complexidade desse momento. Valorizamos a nossa negociação coletiva, e sabemos que somos uma referência para diversas categorias”, disse Neiva Ribeiro, presidenta do Seeb SP e uma das coordenadoras do Comando Nacional.

”Nossa Campanha tem como mote o futuro que queremos, um futuro com trabalho decente, com justiça social, valorização do emprego, melhores condições de trabalho, combate ao assédio moral, entre outros. Queremos avançar e sabemos que os trabalhadores estão mobilizados e unidos”.

Principais pontos da Minuta

Entre os principais pontos da minuta de reivindicações dos bancários estão: o reajuste da inflação (INPC na data-base) mais aumento real de 5%; valorização do VA e VR; manutenção dos empregos; igualdade salarial entre homens e mulheres; jornada de 4 dias; fim das metas abusivas; defesa dos bancos públicos; tecnologia em benefício também dos trabalhadores; e regulamentação do sistema financeiro.

Também foram entregues, nesta terça 18, pelos representantes da CEBB (Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil) e da CEE/Caixa (Comissão Executiva dos Empregados da Caixa), aos respectivos bancos públicos, as minutas de reivindicações para a renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos do Banco do Brasil e da Caixa.

Calendário de negociações
As negociações da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024 iniciam na próxima semana. Veja abaixo o calendário:

• Junho: 26/6
• Julho: 2, 11, 19 e 25/07
• Agosto: 6, 13, 20 e 27/8

Lançamento da Campanha dos Bancários 2024

Também nesta terça 18, no período da manhã, ocorreu o lançamento da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024. Em São Paulo, o ato foi realizado na Avenida Paulista, onde bancários e bancárias empunharam suas bandeiras de luta. Ocorreu ainda, nas redes, uma mobilização na qual os trabalhadores fizeram postagens na rede X, antigo Twitter, com a hashtag #FuturoSeFazJunto, que chegou a figurar entre os dez assuntos mais comentados do país.

ALINE MOLINA LANÇA CARAVANAS DA FETEC QUE VÃO RODAR O ESTADO DE SÃO PAULO DURANTE A CAMPANHA NACIONAL

 

 

Compartilhe esse conteúdo