Assembleias ocorrem no formato virtual. Empregados da Caixa e BB também decidem sobre propostas dos bancos. FETEC SP indica aprovação
Os bancários da base da FETEC-CUT/SP avaliam nesta quarta-feira (4) a proposta da Fenaban para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a PLR da categoria. Empregados da Caixa e do BB também decidem sobre as propostas específicas de cada banco e a renovação dos ACTs, Acordos Coletivos de Trabalho.
Os sindicatos da base da FETEC realizam as assembleias no formato virtual, pelo sistema Vota Bem, com votação a partir das 20 horas de quarta-feira (4) até às 20 horas da quinta-feira (5).
‘’A FETEC-CUT/SP e todos os sindicatos de nossa base, em consonância com o Comando Nacional dos Bancários, indicam a aprovação da proposta da Fenaban, com obtenção de conquistas para toda a categoria’’, informa Aline Molina, presidenta da FETEC SP.
Sobre os bancos públicos, Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária-geral da FETEC, destaca que a entidade e os sindicatos de sua base também defendem a aprovação das propostas. ”Os bancários do BB e da Caixa conquistaram propostas de âmbito global com uma série de avanços para a renovação dos ACTs”.
Para mais informações sobre as plenárias abertas, a assembleia e o sistema de votação, os bancários devem contatar os sindicatos de suas bases.
Confira os contatos e as redes dos sindicatos da base da FETEC-CUT/SP em https://www.fetecsp.org.br/sindicatos/
13 rodadas de negociações
Após 13 rodadas de negociações, que se estenderam por mais de dois meses, o Comando Nacional dos Bancários conquistou avanços significativos.
Mesmo com a insistência dos bancos em propor reajustes que resultariam em perdas para a categoria, a Fenaban recuou e apresentou uma proposta de acordo de dois anos, incluindo aumento real em 2024 e 2025, além de melhorias em novas cláusulas sociais.
Para 1º de setembro de 2024, está previsto um reajuste de 4,64% para salários e todas as verbas (VA, VR, PLR, auxílio-creche e demais cláusulas econômicas), o que equivale a um aumento real de 0,7%, considerando uma inflação projetada de 3,91%.
Em 2025, o acordo contempla um aumento real de 0,6% sobre salários e demais verbas. Também foi acordada a antecipação da PLR para setembro e a inclusão de dez novas cláusulas.
Dessa forma, o ganho real acumulado em 2024 e 2025 será de pelo menos 1,31%, podendo ser superior, dependendo do INPC de agosto, que será divulgado pelo IBGE em 10 de setembro.
O acordo ainda garante a manutenção de todos os direitos previstos na CCT e introduz avanços em temas fundamentais para a categoria, como o combate ao assédio moral e sexual, a isonomia salarial entre homens e mulheres, e a promoção do acesso e permanência de pessoas LGBTQIA+ nos bancos, entre outros pontos.
fontes: FETEC SP E SEEB SP