Pesquisar

Temas

Atendendo ao Movimento Sindical, Caixa retoma programa de Diversidade

Em cerimônia nesta quinta-feira (27) na Caixa Cultural de Brasília, aconteceu a posse da Comissão de Diversidade Caixa, cujo papel será o de debater políticas do banco para PCDs, mulheres, idosos, pessoas negras e LGBTQIA+.

“O respeito à diversidade e a criação das comissões específicas sobre o tema é uma reivindicação antiga do movimento sindical. Para nós, essa parceria com os sindicatos é fundamental a fim de caminharmos rumo a um banco plural, que respeita as diferenças existentes na sociedade”, disse a presidenta da Caixa, Rita Serrano. 

Tamara Siqueira, diretora de bancos públicos da FETEC-CUT/SP avalia que a inclusão no Plano Estratégico da Caixa é um grande salto, inclusive para que os cargos de chefia respeitem a proporcionalidade de mulheres, negros, PCD e Lgbtqia+.

”Nessa luta, conseguimos incluir no Plano Estratégico do banco a meta de que, até 2026, também tenhamos nos cargos de chefia e direção a mesma proporcionalidade que conquistamos em outras áreas”, informa Tamara.

Para ela, o Plano Estratégico avança em ações efetivas para promover um melhor ambiente de trabalho. ”A Caixa tem que ser do Brasil, para o Brasil e contemplar toda a diversidade que existe em nosso país”. 

 “Nós, mulheres, tivemos que lutar até pelo direito de trabalhar. Por isso, estou muito feliz de estar aqui hoje, representando o movimento sindical, pois este é um momento especial que marca mais uma etapa desta luta árdua que é a busca por igualdade”, disse Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT.

Para André Sardão, dirigente da APCEF-SP, que participa das Comissão como dirigente, o Plano Estratégico é uma iniciativa importante para retomar esses debates dentro da Caixa. “Após um período em que o governo federal chegou a censurar um comercial do Banco do Brasil  por retratar a diversidade, é importante a retomada da discussão de igualdade de oportunidades dentro do banco. E para que isso se concretize, vamos acompanhar todo esse processo e apresentar proposições para que haja de fato um trabalho produtivo”.

Durante a cerimônia, a Caixa assinou protocolo de intenções com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) com o intuito de promover ações de diversidade e formalizou parcerias com a Secretaria-Geral da Presidência da República e com os ministérios da Mulher (MM), da Igualdade Racial (MIR) e dos Povos Indígenas (MPI), além de dar posse às Comissões de Diversidade Caixa formadas com a participação de entidades sindicais.

 

Compartilhe esse conteúdo