Base da FETEC paralisa agências contra propostas abusivas
As negociações entre o Comando Nacional e a Fenaban chegam à sua 12a rodada nesta quinta-feira (29).
Os banqueiros seguem com a postura intransigente de rebaixamento de direitos com reajuste zero.
Aline Molina, presidenta da FETEC SP, informa que o Comando rejeitou a proposta. ”Impressiona a insistência dos bancos em tentar rebaixar os salários e retirar direitos históricos da categoria. Não vamos permitir esse retrocesso”.
A mobilização dos sindicatos se intensifica nas portas dos bancos de todo o país.
Na base da FETEC SP, as entidades realizaram atividades, incluindo paralisação de agências, para dialogar com bancários e clientes sobre a importância da Campanha Nacional e explicar quão abusivas e indecentes são as propostas dos banqueiros.
Acompanhe mais detalhes sobre as mesas de negociações nos canais da FETEC SP em nosso site e nas redes no @fetecsp.
Resumo de hoje:
A Fenaban segue com proposta rebaixada que divide a categoria, com reajustes por faixa salarial (veja tabela abaixo). Além disso, VA, VR e demais verbas seriam reajustados só em outubro, causando um prejuízo de R$ 35 bilhões para os bancários.
O Comando rejeita a proposta na mesa e acusa a Fenaban de valorizar somente a alta cúpula dos bancos.
O Comando destaca ainda que, nos últimos doze meses, a inflação da alimentação fora de casa foi de 4,59% e a de transporte público foi de 6,11%, itens essenciais.
Além disso, durante a negociação, o Banco Central divulgou que o juro do cartão de crédito rotativo chegou a 432%, o maior patamar do ano.
A mesa foi retomada durante a tarde de hoje.
fontes Fetec SP e Seeb SP