Dirigentes da Abaesp participam dos debates, reforçando importância da sociedade civil na defesa dos direitos da pessoa idosa
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) e o Conselho Estadual do Idoso (CEI-SP) promoveram, entre os dias 22 e 24 de setembro, em Águas de Lindóia, a XVI Conferência Estadual da Pessoa Idosa. O encontro reuniu mais de 400 pessoas, entre especialistas, gestores públicos e entidades representativas para discutir propostas que irão compor a política nacional voltada ao envelhecimento.
O tema central foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, com debates sobre preconceito etário, qualidade de vida, vulnerabilidade em instituições de longa permanência e a necessidade de políticas públicas eficazes.
Segundo dados do IBGE, hoje 16% da população brasileira tem 60 anos ou mais. Em 2050, a estimativa é que esse índice chegue a 30%, colocando o Brasil entre os países com maior número de idosos no mundo.
População idosa é recurso social
Um dos destaques do evento foi a presença do médico e epidemiologista Alexandre Kalache, referência internacional nos estudos sobre envelhecimento. Presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), Kalache destacou a importância de enxergar a população idosa como um ativo para o país:
“Com a queda na taxa de natalidade, o único grupo que continua crescendo no Brasil são os +60. Nós somos recursos para nossas famílias, para a economia e para a sociedade, desde que ela nos dê oportunidades.”
Kalache lembrou ainda que o século XXI não deve ser apenas o século em que “envelhecer é a norma e não exceção”, mas também aquele em que os idosos sigam viáveis, produtivos e participantes ativos da sociedade.
Bancários presentes
A Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo (Abaesp) marcou presença com os dirigentes Sergio Ricardo Siqueira e Waldir Freitas. Eles defenderam maior atenção às pautas ligadas ao envelhecimento.
“É chegada a hora de tratarmos com mais seriedade esse segmento tão esquecido em nossa sociedade”.
Conferência Nacional
Sérgio e Waldir também vão representar a Abaesp na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI), que acontece em Brasília, de 16 a 19 de dezembro de 2025.
O evento, organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, terá como foco a formulação de políticas públicas que valorizem a diversidade e assegurem a participação da pessoa idosa.
Confira os cinco eixos da XVI Conferência
Financiamento das políticas públicas para ampliar e garantir direitos sociais;
Proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa;
Enfrentamento da violência e abandono social e familiar;
Participação social e protagonismo, reconhecendo as múltiplas velhices;
Fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa no Brasil.
O papel do Conselho Estadual do Idoso
Sérgio Siqueira, que também é dirigente na Contraf, informa que mensalmente o CEI-SP se reúne para articular, mobilizar e deliberar sobre projetos relacionados à Política Estadual do Idoso, além de estimular a criação de Conselhos Municipais em todo o estado. Mais detalhes podem ser conferidos no site https://sites.google.com/view/ceisp
O Estatuto da Pessoa Idosa do Estado de São Paulo pode ser acessado em https://acesse.one/8MtUc
Sobre a Abaesp
Fundada em 1965, a Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo atua na defesa dos direitos dos trabalhadores bancários aposentados, pensionistas e pessoas idosas, contribuindo para a formulação de políticas públicas de valorização e proteção desse público.
fonte FETEC SP
Confira a fala do dr. Alexandre Kalache na XVI Conferência Estadual da Pessoa Idosa
foto e vídeo: Secom GovSP