Pesquisar

Quinta-feira foi a vez do Grande ABC Paulista receber a caravana da FETEC-CUT/SP

A caravana da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP) e dos sindicatos filiados passou nesta quinta-feira (12) por uma das maiores bases da categoria do país, o Grande ABC Paulista.
 
Na quinta-feira (12) foi realizada a segunda rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Os representantes dos bancos se negaram a assinar a ultratividade dos direitos da categoria, mas aceitaram o calendário proposto pelo Comando Nacional dos Bancários com rodadas nos dias 19 e 25 de julho, além do dia 1º, com o compromisso de apresentar uma proposta final para os trabalhadores até 1º de agosto.

O presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Aparecido Moreira, destacou a importância das reivindicações da Campanha Nacional 2018 e apresentou os benefícios que vão além dos companheiros do setor bancário e afetam toda a sociedade. “Os bancos têm total capacidade para atender as reivindicações dos trabalhadores. Cessando a política de demissões e dando continuidade aos aumentos reais que ajudariam economia girar por meio dos trabalhadores bancários”, explicou o dirigente.

José Aparecido da Silva, o Chocolate, diretor da FETEC-CUT/SP, falou da situação atual que o país atravessa. “Estamos em momento de crise econômica, agravada pela instabilidade política, mas os bancos continuam obtendo altos lucros. É o segmento da economia com maior lucratividade. Eles poderiam contribuir para que o país saísse da crise se garantissem o emprego e reduzissem as tarifas de serviços e as altas taxas de juros que cobram. Mas, seguem o caminho contrário. Promovem demissões e aumentam os juros”, completou.
 
A FETEC-CUT/SP realiza a caravana de mobilização da categoria para a Campanha Nacional dos Bancários 2018 em todos os seus sindicatos filiados, além da cidade de Bauru. A caravana começou no dia 25 de junho e passará por mais duas cidades até o dia 18 de julho (veja abaixo calendário das próximas cidades que recebem a caravana).

Próximas rodadas de negociação

A próxima rodada será realizada em 19 de julho, sobre o tema saúde e condições de trabalho. No dia 25, a pauta será emprego. As cláusulas econômicas serão debatidas em 1º de agosto, quando a Fenaban ficou de apresentar uma proposta global para ser apresentada aos bancários em assembleia.

Mesas específicas

O Banco do Brasil realizou sua primeira mesa de negociação específica em 29/06. Já a Caixa agendou sua primeira rodada para o dia 13/07.
 
> Leia também: Bancários definem pauta de reivindicações
 
Calendário da caravana da FETEC-CUT/SP

25/06 – Presidente Prudente 
26/06 – Assis
27/06 – Barretos
28/06 – Catanduva
02/07 – Araraquara
03/07 – Limeira
04/07 – Jundiaí
05/07 – Bragança
10/07 – Mogi das Cruzes
11/07 – Taubaté
12/07 – ABC
13/07 – Guarulhos
18/07 – Vale do Ribeira
(Em aberto) – Bauru

 

Compartilhe esse conteúdo