O 14º Congresso Nacional da CUT – “Luta, direitos e democracia que transformam vidas” – acontece em um dos mais importantes momentos da história da classe trabalhadora brasileira. O congresso se destaca por ser este o ano em que a CUT celebra seus 40 anos de existência e de luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras e, é o primeiro ano de um novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil.
É um momento histórico em que passado e presente se encontram, apontando para o importante papel que a CUT precisa desempenhar no processo de organização da classe trabalhadora e de reconstrução do país.
Desta forma, todo o processo do Congresso deve espelhar e fazer jus à importância da CUT para os trabalhadores e trabalhadoras e para o Brasil, tanto em número de delegadas e delegados, como também na qualidade das discussões e proposições que devemos apresentar, debater e aprovar. Um Congresso maciço e organizado demonstrará a pujança da CUT para a sociedade, os movimentos sociais e a esquerda em geral.
Por isso, intensificar e aprofundar o debate sobre a atual conjuntura, definir estratégias e elaborar um plano de lutas para fazer frente aos desafios que estão colocados para a classe trabalhadora, para o movimento sindical e para o povo brasileiro é o objetivo geral do 14° CONCUT.
Para os debates que serão realizados para eleição de delegadas e delegados, diretamente nos sindicatos, nas reuniões dos Ramos e nos Congressos Estaduais, foi elaborado um Texto Base da Direção Executiva Nacional, em conjunto com as correntes políticas que compõem a Central, que desvela de forma madura e consistente o olhar CUTista para a realidade mundial e nacional, e aponta os rumos para que a CUT continue seu caminho de ousadia e protagonismo na defesa da classe trabalhadora.
O 14° CONCUT será realizado entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo. Acesse e acompanhe as atualização de informações e materiais!
Participe das assembleias e debates da celebração dos 40 anos e preparatórios para o CONCUT.
Nossa mobilização nas ruas e redes avança para a reconstrução e transformação do Brasil, para diminuição das desigualdades e a conquista de maior equidade e direitos.
Juntos somos fortes!