Pesquisar

Temas

Coletivo Estadual da FETEC SP se reúne para analisar balanço do 1o trimestre do Santander

Coletivo aponta que banco tem priorizado segmentos de alta renda ‘Select’, com oito vezes mais crédito que os demais segmentos

Nesta quinta-feira (11), o Coletivo Estadual da FETEC CUT SP se reuniu para debater ações do Santander, dentre as quais, a de que o banco tem priorizado a oferta de crédito aos segmentos de alta renda e empresas e diminuindo as ofertas de para baixa renda, como reflexo do aumento da inadimplência e baixo crescimento econômico no país.

A análise do balanço do primeiro trimestre do banco, apresentada pelo economista do Dieese, Gustavo Carvazan. foi pauta do encontro.
 
O economista destacou o desempenho do Santander, que teve lucro de R$2,14 bilhões, uma queda de 46,6% comparado ao mesmo período de 2022. 

Carvazan apontou o quanto o Santander tem reduzido o crédito aos segmentos mais vulneráveis, enquanto o crédito para o segmento Select cresceu oito vezes em relação aos de baixa renda.

Sobre a queda no lucro, o banco ampliou a provisão (PDD), prevendo o pagamento de imposto sobre as receitas financeiras, como também o elevado índice de inadimplência.
 
A diretora de bancos privados da FETEC SP, Wanessa Queiroz, ressalta que o banco tem um papel fundamental no desenvolvimento do país, por exemplo, na concessão do crédito. ”Mas com a redução de crédito no segmento de baixa renda não contribui com a economia e nem com o desendividamento das famílias”.

Houve o fechamento e fusões de 100 agências bancárias Brasil, neste período o Coletivo  também apontou a preocupação com o desemprego.

‘’Nossa apreensão é grande, porque, ainda que não tenha havido crescimento recente no número de demissões, o banco tem condições de otimizar a prestação de serviço, já que a receita de tarifas bancárias cobre 170% da Folha de pagamento. Mas  o banco continua ignorando o fato, e esse descaso no atendimento, com precarização do serviço e pressão por metas, atinge todos os clientes’’, conclui Wanessa.

Compartilhe esse conteúdo