Atividades iniciadas em abril de 2022 são contínuas nas sete cidades que formam a região, com excelente retorno da população
Os Comitês Populares de Luta, em defesa da vida, do emprego e da democracia foram lançados em abril de 2022 na região do Grande ABC, com coordenação do Sindicato dos Bancários do ABC.
Desde então, suas atividades vêm sendo realizadas de forma contínua nas sete cidades que formam a região: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Cada um desses municípios já recebeu o comitê dezenas de vezes. Os diretores sindicais montam as tendas em bairros ou locais de grande concentração e conversam com a população sobre temas de destaque da conjuntura nacional. Além disso, organizam a coleta de assinaturas para reivindicações.
Durante 2022, por exemplo, ganharam destaque os abaixo-assinados para reivindicar a valorização das empresas públicas brasileiras e seus trabalhadores e para a concessão de transporte gratuitos aos desempregados.
Nesse primeiro semestre de 2023 os abaixo-assinados tratam da luta contra a privatização da Sabesp, desejada pelo governador de São Paulo e que trará grande prejuízo à população, e da necessidade urgente de redução da taxa de juros para fazer girar a economia e tirar do sufoco milhões de brasileiros, além da saída do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.
Os comitês também discutem com a sociedade a importância da geração de emprego, pauta permanente do movimento sindical, e os caminhos para se buscar a reconstrução do País com a valorização da democracia.
A atividade começa por volta das 9h da manhã e prossegue durante todo o dia. Em geral, a receptividade da população é muito boa, fortalecendo a premissa de um Sindicato-cidadão, voltado não apenas para as questões trabalhistas, mas para os direitos de toda a sociedade.