Pesquisar

Temas

13 de agosto: mulheres juntas por um Brasil democrático

Seguindo a trajetória das jornadas pela democracia no mês de agosto, movimentos populares feministas realizam neste sábado, dia 13, atos em defesa do Estado Democrático de Direito em todo o país. (Veja abaixo a relação dos eventos marcados em várias cidades).

“No final de 2018, nós mulheres expressamos nossa oposição ao então candidato Jair Bolsonaro. Denunciamos na época seu histórico misógino, homofóbico e fascista. Nesses últimos quatro anos, com Bolsonaro no poder, enfrentamos as consequências do seu governo desastroso, que aprofundou as desigualdades sociais no país”, destacou a secretária da Mulher na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes.

“Não podemos nos esquecer que as mulheres são as maiores vítimas da pobreza”, pontuou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira. “Por isso estamos apoiando e fazendo parte deste movimento ‘Vamos juntas pelo Brasil’, com o objetivo de reforçar a luta contra a violência de gênero que é provocada por vários fatores, sendo um deles a miséria econômica”, completou.
No debate sobre a democracia, o foco das manifestações neste ano será as ameaças de Bolsonaro às eleições presidenciais. “Precisamos rechaçar os ataques contra o sistema eleitoral e contra o Tribunal Superior Eleitoral. É engraçado ver Bolsonaro colocando em dúvida essas instituições hoje, quando ele aparece atrás nas pesquisas de intenção de voto. Como sociedade civil organizada não podemos nos calar diante das ameaçam ao sistema democrático estabelecido com muita luta no Brasil”, destacou Juvandia.

Veja onde atos já estão marcados

São Paulo
São Paulo – Teatro Municipal, às 10h

Amazonas
Manaus – Praça da Matriz às 9h
Alagoas
Maceió – em frente ao antigo Produban, às 9h30
União dos Palmares – na feira livre da cidade, às 8h
Ceará
Fortaleza – caminhada do Espigão Rui Barbosa até o Largo da Mincharia, na Praia de Iracema, às 15h
Goiás
Goiânia – Praça do Botafogo, às 9h
Mato Grosso
Cuiabá – concentração na Praça da Mandioca, às 8h
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – Praça das Araras, às 9h
Paraná
Curitiba – Rua XV com Monsenhor, às 10h
Pernambuco
Recife – Parque 13 de Maio, às 9h
Piauí
Teresina – Praça Rio Branco, às 8h30
Rio Grande do Sul
Porto Alegre – Arcos da Redenção, às 11h
Santa Catarina
Florianópolis – Largo da Alfândega, às 10h
Blumenau – Pracinha da igreja Matriz, às 10h
Palhoça – Praça 7 de Setembro, às 10h

Compartilhe esse conteúdo