Pesquisar

Temas

Plebiscito: coleta de assinaturas vai até 5/11. Sindicatos da FETEC-CUT/SP fortalecem ações em suas bases

Sindicatos realizam força-tarefa na coleta de assinaturas a partir desta sexta (29). Trabalhadores do Metrô, CPTM e Sabesp anunciam greve no dia 3

A coleta de assinaturas para o Plebiscito Popular Contra as Privatizações do Metrô, CPTM e Sabesp foi prorrogada até o dia 5 de novembro. Neste final de semana, vários sindicatos da base da FETEC-CUT/SP realizam mutirão em suas cidades para fortalecer a ação contra o desmonte das empresas públicas defendido pelo governo Tarcísio.

No Vale do Ribeira, a coleta acontece neste sábado (30). Ari Algaba, diretor do Seeb Vale do Ribeira e membro da CUT SP, disse que há grande envolvimento de sindicatos e movimentos sociais.

‘’Além da ação nas ruas, também nos comprometemos a divulgar o plebiscito em nossas redes’’, informa o dirigente, lembrando que entidades não cutistas também participam do plebiscito. 

 Na reunião de organização do Vale do Ribeira, além dos bancários, participaram servidores municipais, Afuse, SindSaúde, Urbanitários, Agricultura Familiar. 

A presidenta do Seeb Limeira, Ivanice da Silviera, conta que o sindicato e demais entidades também se organizam para a coleta de assinaturas nesta sexta (29). ‘’Com certeza o contato com a população nos permite fortalecer essa importante luta de desmonte dos bens públicos’’.

Os sindicatos de Barretos, Guarulhos e Assis também realizam uma força-tarefa na próxima semana.

Danos da privatização
Ana Lúcia Ramos Pinto,  secretária-geral da FETEC SP, informa que a consulta tem ajudado a esclarecer a opinião pública sobre os danos das privatizações programadas pelo governador Tarcísio de Freitas.

“E de suma importância nos juntarmos, sindicatos e movimentos sociais, para debatermos com a população os malefícios da privatização dos bens públicos. Nossas entidades estão engajadas nessa luta com urnas fixas em suas sedes e urnas volantes em pontos de grande circulação, no intuito de alertar a sociedade sobre os ataques do governo Tarcísio contra as empresas públicas e na precarização dos serviços e aumento de tarifas”.

A iniciativa do plebiscito é parte de uma grande campanha encabeçada pelos sindicatos dos Metroviários, Sintaema, dos Ferroviários e o da Central do Brasil, e apoiada pela CUT, CONTRAF-CUT, FETEC-CUT/SP e sindicatos filiados, além de outras entidades dos movimentos sindical e social. 

Greve
Trabalhadoras e trabalhadores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) decidiram aderir à greve de 24 horas na próxima terça-feira (3 de outubro), em resposta aos planos de privatização dos serviços públicos do governo chefiado pelo governador do estado, o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos). Eles se juntam aos coletivos de funcionários e funcionárias do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que já tinham aprovado adesão ao movimento.

Compartilhe esse conteúdo