A direção da FETEC-CUT/SP lamenta profundamente a perda de João Batista Gomes, o querido e combativo ‘Joãozinho da CUT’, referência no movimento sindical e diretor da CUT Nacional.
Servidor público e militante incansável, João Batista iniciou sua trajetória no Sindsep-SP em 1988. Em 1997, foi eleito 1º Tesoureiro da CUT-SP, ocupando posteriormente cargos como Diretor Executivo e Secretário de Políticas Sociais e Mobilização. Em 2019, passou a integrar a Executiva da CUT Nacional, onde permaneceu até 2023 pelo agrupamento “Em Defesa da CUT Independente e de Luta”.
Sua atuação foi marcante em lutas históricas da CUT, como a reforma política, a defesa do serviço público contra a reforma administrativa e a redução da jornada sem perda salarial. Também teve papel fundamental em diversas frentes, incluindo a Comissão Nacional da Verdade, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, a resistência ao impeachment de Dilma Rousseff e a luta contra as reformas Trabalhista e Previdenciária e a lei das terceirizações nos governos Temer e Bolsonaro.
Seu legado de luta e compromisso permanecerá vivo na história do movimento sindical brasileiro.
Mesmo após o diagnóstico de câncer há cinco anos, seguiu firme na luta pelos direitos da classe trabalhadora.
Seu falecimento ocorreu nesta sexta-feira (4), em São Paulo. Informações sobre velório e sepultamento serão divulgadas em breve.
João Batista Gomes está e sempre estará em nossos corações.
Joãozinho, presente!
fonte CUT Nacional