Webmail
domingo, 21 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 07/12/2023

Saúde Caixa: Exerça seu direito ao voto na assembleia desta sexta (8)

Atualização: Devido a retificação do edital da nova assembleia do Saúde Caixa, o horário da assembleia passou a ser das 18h30 às 22h desta sexta-feira, 8 de dezembro, por meio do link https://assembleia.spbancarios.com.br, sendo que o período das 18h30 às 19h é reservado para as manifestações sobre a proposta de acordo. Somente após este período, a partir das 19h, terá início a votação de fato, que seguirá aberta até 22h.

Os empregados da Caixa interessados em realizar suas manifestações sobre a proposta, podem fazê-las nas salas 4 e 5 do 1° andar do Sindicato - situado na Rua São Bento, 413 -, a partir das 18h30 de sexta-feira, 8 de dezembro, até 19h. As manifestações devem ter duração máxima de 3 minutos cada uma.

Também será possível a manifestação por vídeo, com as seguintes especificações: vídeo de 3 minutos, gravado por celular na horizontal, enviado entre 17h e 18h de sexta-feira, 8 de dezembro, para o endereço elenice@spbancarios.com.br.

As manifestações serão gravadas e disponibilizadas no site de votação a partir das 19h da sexta, 8 de dezembro, até 22h do mesmo dia.

Para garantir o direito democrático dos empregados da Caixa de decidirem sobre o seu plano de saúde, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região convocou nova assembleia para deliberação sobre a proposta de renovação do acordo coletivo de trabalho específico do Saúde Caixa, em formato virtual/híbrido, que será realizada na sexta-feira, 8 de dezembro, das 18h às 22h.  

Simule o valor da sua contribuição ao Saúde Caixa com a proposta 
Para participar, os empregados devem acessar o link https://assembleia.spbancarios.com.br, que só estará funcional no período da assembleia e no qual estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação. Estarão garantidas as manifestações sobre a proposta, que poderão ser feitas na sede do Sindicato ou enviadas em vídeo. Para mais detalhes, acesse a matéria com o edital de convocação da assembleia.  

Atenção: O período entre 18h e 19h da assembleia é reservado para as manifestações sobre a proposta. A votação de fato será aberta a partir das 19h.

Saúde Caixa: Perguntas e Respostas sobre a proposta para votar tranquilo no dia 5 
Saúde Caixa: confira a minuta da proposta de acordo na íntegra 
O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, o Comando Nacional dos Bancários e a CEE/Caixa indicam a aprovação da proposta de acordo do Saúde Caixa.

Saúde Caixa: banco apresenta proposta e Comando indica aprovação   
“A proposta foi aprovada na maioria dos sindicatos, mas a maior parte dos empregados de São Paulo foram impedidos de votar. É importante participar da assembleia de sexta, independente da sua posição, porque acima de tudo é fundamental exercer seu direito de manifestação. Entendemos à polêmica em cima de um assunto tão relevante para os trabalhadores, apesar de reforçamos a defesa da proposta. As melhorias que buscamos para o ano que vem só virão com muita organização, unidade e mobilização”, conclama a presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Neiva Ribeiro.  

Aprovação vencendo 
A aprovação da proposta foi a escolha da maioria dos empregados da Caixa nacionalmente, que tiveram participação extremamente expressiva nas assembleias. O acordo foi aprovado em 73,6% dos sindicatos que realizaram assembleia. No total, 51,6% dos votantes aprovaram a proposta. 

Até o momento em que foi suspensa, por força de decisão judicial, por volta das 11h, a assembleia de terça-feira 5 da base do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região caminhava também para uma votação muito expressiva, com a aprovação da proposta. 1.300 trabalhadores já tinham feito valer seu direito ao voto, com 65,77% dos votos favoráveis a renovação do acordo, e 33% contrários. 

Ato antidemocrático 
A assembleia convocada para a última terça-feira, 5 de dezembro, foi suspensa por força de uma liminar judicial, impetrada por um único bancário, que obstruiu o direito ao voto dos empregados da Caixa lotados na base do Sindicato.  

Saúde Caixa: assembleia é suspensa por liminar judicial 
Ao ser surpreendido pela decisão, o Sindicato respeitou a liminar e tomou as medidas judiciais cabíveis para retomar a assembleia e garantir o direito dos empregados ao voto, mas não houve tempo hábil para nova decisão judicial antes do término previsto em edital para a assembleia. Diante disso, o Sindicato convocou nova assembleia para sexta-feira 8.  

O bancário que ingressou com o pedido de liminar em nenhum momento procurou o Sindicato para fazer valer o direito de voz na assembleia virtual, única requisição feita por ele na liminar, algo totalmente viável e que já ocorreu em outras ocasiões. Cabe ressaltar que o edital de convocação da assembleia foi publicado em 27 de novembro. Portanto, com tempo hábil para qualquer interessado pedir o direito de fala na assembleia virtual.  Fonte: SEEB SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil