Webmail
quarta-feira, 24 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 24/10/2023

Luiz Gushiken é homenageado no último dia do 14° CONCUT

A autora do livro A Nova Ordem - Luiz Gushiken, Fernanda Otero, contou histórias sobre o militante, intelectual e dirigente político falecido em 2013
Luiz Gushiken foi um dos mais importantes líderes políticos que o movimento sindical já produziu. Foi essa a definição que Fernanda Otero, organizadora do livro "A Nova Ordem - Luiz Gushiken", deu para essa importante figura da história da esquerda brasileira, falecido em 2013. Fernanda compôs a mesa de abertura do último dia do 14° CONCUT, usado para homenagear Gushiken e lançar o livro junto aos delegados e dirigentes. 

Com o depoimento de 67 autores e autoras, pessoas que viveram os mesmos tempos históricos que Gushiken, e enfrentaram os mesmos desafios e lutas, o livro é também um esforço biográfico em torno do militante, além do registro da história do país, da esquerda, do movimento sindical, e ainda filosófico, a medida que mostra o espírito e a paciência revolucionária do homenageado.  

Entre os colaboradores estão o presidente Lula, a ex-presidenta Dilma Rousseff, além de companheiros da Libelu, braço estudantil da trotskista Organização Socialista Internacionalista (OSI), onde Gushiken começou a atuar politicamente, jornalistas, amigos pessoais, e um infinidade de outras personalidades da esquerda brasileira. 

Além dos textos, a obra conta também com uma coletânea de imagens selecionadas por Esdras Martins, fotógrafo que registrou inúmeras lutas da classe trabalhadora em São Paulo.

“Decidi organizar esse relato no meio da pandemia porque foi um momento em que a ausência do Gushi foi sentida com muita força. Ele me ajudou a enxergar o mundo de outra forma, a lutar pelo direito dos imigrantes, das pessoas vulnerabilizadas, e eu acredito que esse espírito deve ser transmitido também para outras pessoas e gerações”, afirmou Fernanda. 

O livro impresso não está à venda, mas está disponível gratuitamente para baixar em formato PDF no site da Fundação Perseu Abramo.

BAIXE O LIVRO AQUI

A obra, pode conter extensos relatos, muitos deles pessoais, de diversas personalidades e em primeira pessoa, está sendo gravado também para o formato de audiolivro. Fonte: SEEB SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil