Webmail
terça-feira, 23 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 11/10/2023

Neurodivergentes e Performa pautam reunião do Coletivo Estadual da FETEC-CUT/SP

Coletivo também apresentou recorte dos bancários do BB na Consulta Nacional e dados do Economus

Nesta terça-feira (10), o Coletivo Estadual da FETEC-CUT/SP reuniu-se com o objetivo de atualizar os dirigentes sindicais da base da Federação sobre questões que afetam os funcionários do banco.

Sob a coordenação da secretária-geral da FETEC-CUT/SP, Ana Lúcia Ramos Pinto, a reunião híbrida, na sede da Fetec, abordou temas relacionados aos neurodivergentes, ao Performa e Economus, além de apresentar um recorte da Consulta Nacional sobre os funcionários do BB.

"A realização desses encontros é de suma importância, permitindo que nossos dirigentes obtenham informações detalhadas sobre cada banco. O que, por sua vez, leva a categoria a compreender a relevância das ações sindicais em tópicos como, por exemplo, inclusão e diversidade’’, disse Ana Lúcia. 

Neurodivergentes
O reconhecimento de que a CUT e os sindicatos da base da FetecSP têm sido fundamentais na luta pela inclusão dos neurodivergentes foi unânime. Getúlio Maciel, coordenador do Coletivo Estadual e representante da FetecSP na CEBB, Comissão de Empregados do Banco do Brasil, destacou a importância de levar o tema para a CCT, com cláusulas específicas. 

‘’A CEBB tem total interesse na mudança de cultura dos bancos com os neurodivergentes, haja vista ainda haver muito assédio moral. É preciso preparar os gestores e demais colegas para esse acolhimento’’, avalia Getúlio Maciel, representante da FETEC-CUT/SP na Comissão de Empregados.

Também foram debatidos o encarreiramento, a priorização do home office e o suporte dos sindicatos. 

Consulta Nacional
O Diesse apresentou o recorte dos empregados do Banco do Brasil na Consulta Nacional. O resultado chancela o trabalho massivo dos sindicatos contra a cobrança abusiva de metas e o adoecimento da categoria, comprovando também a necessidade de humanização efetiva da gestão do BB na rede de agências e departamentos. 

As respostas traduzem o pedido de socorro da categoria, com alto índice de funcionários adoecidos, fazendo uso de remédios controlados, sufocados pela preocupação constante com o trabalho e a insônia também se manifestando como mais um sintoma da pressão excessiva.

Performa
A Comissão cobra do banco a apresentação de soluções efetivas para o Performa. Getúlio Maciel avalia que a constante pressão por resultados e o aumento das metas têm exercido uma pressão implacável sobre os funcionários, colocando-os à beira do esgotamento psicológico e emocional.
  • Principais pontos da Pauta de reivindicações:
  • Revogação do Performa com aumento das comissões nos moldes de como era até 02/2020
  • Volta do módulo Básico e Avançado para os Gerentes
  • Aumento no valor das letras de mérito (M) e letras de Antiguidade (A)
  • Aumento no valor do piso dos escriturários/agentes comerciais, com reflexo para todos os funcionários
  • Incorporação de 10% do valor da comissão exercida pelo funcionário à cada ano
  • Reavaliação das faixas de pontuação da tabela mérito
  • Implantação para todas as bases sindicais da jornada de 6h para os cargos de Supervisor de A
  • Atendimento e Assistentes, com a devida indenização via Comissão de Conciliação Voluntária (CCV)
  • Fim da dita "cesta de pontuação" nas avaliações de desempenho (GDP) – já atendida pelo Banco
  • Fim da ferramenta "Conexão" individualizada, para funcionários não comissionados
  • Sistema Automático de Concorrência a Remoção (SACR) de maneira permanente
  • Mais contratações de funcionários
  • Assegurar “downgrade” para uma função abaixo, no caso de descomissionamento


Economus
Rodrigo Leite e Adriana Ferreira, suplentes no Conselho Deliberativo do Economus, vem participando das reuniões, sem direito a voto, e têm se mantido ativos na defesa dos interesses dos associados, levando suas preocupações para o conselho. 
Além disso, estão persistindo na cobrança da criação do Grupo de Trabalho (GT) destinado a debater a situação da saúde e previdência dos bancários das instituições incorporadas pelo BB.

  Fonte: FETEC CUT SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil