TJ suspende lei municipal sobre instalação de biombos em Limeira
Segundo a Febraban, os biombos tendem a criar pontos cegos. Na avaliação do movimento sindical, porém, trata-se de mais respeito com a população e com os bancários. “Os biombos podem trazer mais tranqüilidade para os funcionários trabalharem e mais segurança para clientes e usuários saírem das agências com seu salário intacto", afirma Dalva Radeschi, presidente do Seeb/Limeira.
O Tribunal de Justiça do Estado de são Paulo – TJ-SP mandou suspender os efeitos da lei 4.480/2009, que obriga os bancos a instalarem painéis opacos (biombos) nos caixas, nos quais é feito o atendimento individualizado. A decisão refere-se à Ação Direita de Inconstitucionalidade – ADIN, movida pela Febraban.
Despacho assinado pelo desembargador Barreto Fonseca, no último dia 27/07, reconsidera decisão anterior. Ele havia indeferido pedido de liminar da Febraban para suspender a legislação até o julgamento do processo, mas resolveu voltar atrás e mandou o município de Limeira deixar de aplicar a legislação até o final do tramite da ação.
Isso comprova a falta de respeito e despreocupação que os bancos têm para com os clientes, usuários e funcionários. “Temos visto todos os dias os golpes da “saidinha bancária”, quando pessoas sacam seu salário e são roubadas logo depois que deixam as agências bancárias. Para o banco, parece que isso não tem a menor importância, visto que os clientes estão sendo roubados fora do estabelecimento e as instituições financeiras ainda têm a garantia de altos provisionamentos para perdas de lucro no futuro”, explica Dalva Radeschi, presidente do Sindicato dos Bancários de Limeira.
Segundo a Febraban, os biombos tendem a criar pontos cegos. Na avaliação do movimento sindical, porém, trata-se de mais respeito com a população e com os bancários. “Os biombos podem trazer mais tranqüilidade para os funcionários trabalharem e mais segurança para clientes e usuários saírem das agências com seu salário intacto. No entanto, o que vimos na atualidade é uma total falta de estrutura dentro das agências, com poucos vigilantes, falta de câmera de vigilância com monitoramento à distancia e falta de vidros nos guichês de caixa. Tudo isso aumenta ainda mais a criminalidade, situação que poderia ser contornada com mais investimentos em segurança, já que recursos financeiros não faltam aos bancos”, salienta Radeschi.