Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 18/11/2016

Cortejo Afro invade as ruas do Centro

Evento realizado pelo Sindicato há 16 anos marca debates do Dia da Consciência Negra, comemorado no domingo 20 em homenagem a Zumbi dos Palmares
 
O Centro Velho de São Paulo foi tomado pela história e cultura do povo negro na tarde da sexta-feira (18). A 16ª edição do Cortejo Afro do Sindicato desfilou em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no domingo 20, e ressaltou a importância do combate ao racismo e da promoção da igualdade entre as pessoas. A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder da luta dos escravos, morto em 20 de novembro de 1695.
 
Acompanhados por percussionistas do grupo Afoxé da Tom, baianas e bailarinos acompanharam bancários e dirigentes sindicais durante o trajeto, homenageando a escritora Carolina de Jesus, que retratou o cotidiano do povo negro nas favelas de São Paulo.
 
                > Veja galeria de fotos
 
“O cortejo representa a luta histórica do movimento sindical e do povo negro por inclusão. Hoje, bancários e bancárias de pele preta ou parda são apenas 3,4% da categoria e isso é inaceitável. Esse evento traz esses temas para a rua”, diz o coordenador do coletivo racial do Sindicato, Júlio César Santos.
 
Para a secretária de combate ao racismo da CUT-SP, Rosana Aparecida da Silva, a música, a dança e a cultura negra são parte da identidade nacional e precisam ser valorizadas. “A cultura negra é uma cultura de resistência, e o Sindicato faz parte dessa resistência e do combate ao racismo e à discriminação”, completa.
 
O secretário de Cultura do Sindicato, Marcelo Gonçalves, reforça que o Brasil ainda é um país com muito racismo e que, além de demonstrações de cultura popular, é preciso ação política para reverter esse quadro.
 
“É preciso defender o direito dos trabalhadores negros e negras. Muito embora a população brasileira seja majoritariamente negra, nos bancos a maioria dos trabalhadores é branca, então queremos discutir essa questão com a direção dessas instituições”, explicou o dirigente.
 
  Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil