Webmail
sexta-feira, 29 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 25/10/2019

Bancários realizam mutirão do 3º Censo da Diversidade em todo o Brasil

Dirigentes sindicais realizaram atividades e divulgação do censo para as bases

O mutirão do 3º Censo da Diversidade aconteceu, nesta quarta-feira (23), em todo o Brasil. Atividades foram realizadas pelos dirigentes sindicais com o objetivo de incentivar bancárias e bancários a responderem o questionário, que visa traçar o perfil da categoria e promover políticas de igualdade de oportunidade.

Em São Paulo, foi realizado um ato na agência radar Santander. Sindicatos de outros estados também organizaram atividades de impulsionamento e divulgação do censo para as bases.

Para a secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Elaine Cutis, o censo é uma ferramenta fundamental para analisar o grau de inclusão por gênero, raça, orientação sexual e PCDs (pessoas com deficiência) nos bancos. “Por isso, é de extrema importância dar continuidade ao mutirão, para que todos possam responder o questionário. Só com as respostas poderemos avaliar e cobrar ações efetivas contra a desigualdade”, disse.

O questionário do 3º Censo da Diversidade está disponível no site da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). “Neste ano, o censo vai além da coleta de dados. Ao mesmo tempo, também será realizada a Campanha de Valorização da Diversidade, que inclui a formação de agentes da diversidade nas agências e departamentos bancários. Por isso é importante entender que cada trabalhador é peça fundamental nesse processo e que ele se envolva na campanha, responda o censo e seja um agente diversidade”, explicou Rosalina Amorim, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT.

Clique aqui e responda o questionário

A pesquisa é uma das conquistas da categoria na Mesa de Negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Realizado nos anos de 2008 e 2014, o Censo fornece resultados que refletem a realidade do setor bancário e possibilitam a criação de estratégias de inclusão e promoção da diversidade no ambiente de trabalho.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) preparou um material especial para a Campanha de Valorização da Diversidade com vídeos, matérias e infopress com o objetivo de informar sobre as situações de discriminação que acontecem no ambiente de trabalho e na sociedade e como combater estes problemas.

De acordo com Rosalina Amorim, o agente da diversidade tem o compromisso de levantar debates e denunciar situações de discriminação em todos os âmbitos da sociedade. “Propagar informação é a melhor maneira de desconstruir a cultura discriminatória e promover igualdade. Por isso, contamos com a participação de todos os bancários e bancárias nessa luta em combate à discriminação”, disse.

O questionário é dividido por seis partes. No site da Fenaban, os trabalhadores poderão encontrar mais informações sobre a pesquisa, quem são as pessoas elegíveis para participar e como preenchê-la.

  Fonte: Contraf-CUT
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil