Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 05/04/2019

Bradesco e Santander reveem cálculo do desconto do VT

Os dois bancos incluíam no cálculo do desconto do vale-transporte as gratificações de função, o que contraria a CCT e lesa os trabalhadores; Após fortes cobranças do Sindicato, a partir de abril realizarão o desconto corretamente.

O Sindicato venceu uma grande luta em favor da categoria, especialmente dos bancários do Santander e Bradesco: a correção da fórmula de cálculo do desconto em folha do vale-transporte.

Por lei, é obrigatório que o empregador custeie o vale-transporte do trabalhador, com limite máximo para desconto em folha de 6%. No caso dos bancários, a luta da categoria reduziu na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) o limite de desconto para 4% do salário básico. Entretanto, Bradesco e Santander calculavam o percentual de 4% não somente sobre o salário básico, mas incluíam também as gratificações de função, o que acarreta em valor maior descontado do trabalhador.

Além de motivar ações judiciais impetradas pelo Sindicato, o cálculo errado do desconto do VT foi tema de forte cobrança da categoria na última Campanha Nacional, quando foi estabelecido prazo para Bradesco e Santander se adequarem. Na última reunião com a Fenaban, no dia 14 de março, a cobrança foi reforçada.

No dia 29 veio o resultado da luta da categoria: Santander e Bradesco comunicaram que a partir de abril irão realizar o desconto de forma correta, respeitando o acordado na 21ª cláusula da CCT.

“Esse é um exemplo da importância da luta dos bancários junto com o Sindicato. Temos de estar sempre atentos para fazer valer nossas conquistas. Os bancários denunciaram, o Sindicato cobrou e os bancos vão corrigir o cálculo”, avalia a presidenta do Sindicato, Ivone Silva.

Caso o bancário identifique que o desconto do VT é maior do que o previsto na CCT, 4% do salário básico, deve denunciar ao Sindicato através da Central de Atendimento (11 3288-5200) ou WhatsApp (11 97593-7749).



  Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil