Webmail
sexta-feira, 29 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 27/03/2019

Sindicato fecha 5 agências por falta de funcionários


O Sindicato fechou 5 agências do Santander, na zona norte da capital paulista, por falta de funcionários. O fechamento atingiu as agências Santa Inês, Lauzane, Mandaqui, Imirim e Dep. Emílio Carlos consideradas as piores em déficit de funcionário.

A ação ocorreu no dia 21, por conta das inúmeras denúncias que chegaram ao Sindicato e não houve atendimento à população neste dia.

O funcionário do banco e dirigente sindical André Bezerra disse que essa já é uma reclamação antiga dos funcionários e que mesmo o Sindicato cobrando solução, o Santander prefere ficar deslocando caixas ao invés de fazer mais contratação. 

“O banco desloca os bancários de uma agência para outra e isso não resolve o problema. Aliás, só cria mais problemas como sobrecarga de trabalho e assédio moral”.

Bezerra ainda destaca que a falta de funcionário contraria a própria Febraban que determina que em dias de pico, o atendimento não ultrapasse 30 minutos e em dias normais, não demore mais que 15 minutos. 

“Recebemos reclamação também de alguns clientes que afirmam ter ficado entre 40 minutos e 1 hora, na fila, esperando ser atendidos. E isso é ruim porque quando o cliente faz reclamação no Banco Central, a agência é penalizada e bancário também”, comenta.

Deslocamento sem reembolso

Em visita a essas agências fechadas, o dirigente ainda disse ter ouvido de bancários que o GG (Gerente Geral), desloca os trabalhadores sem ao menos terem direito de reembolso do transporte.

“Às vezes, o Gerente Geral fala que tem reembolso, e, às vezes, não tem. Com isso, sobra para o caixa arcar do próprio bolso e pagando para trabalhar. Isso é um total desrespeito”.

Pressão por metas

O dirigente comenta que em visitação a essas agências fechadas constatou alguns casos de assédio moral praticados pela direção do banco para que os gerentes de relacionamentos PF, PJ e Vangogh cumpram a meta, denominada de Cota, e não o Mais Certo. 

Os bancários relataram também que já a direção regional pede que os bancários cumpram o dobro do Mais Certo, a Cota, e caso isso não ocorra, os gerentes são expostos a situação vexatória, sofrem assédio moral e alguns, inclusive tomam remédio para conseguir trabalhar. 

“Tudo isso acontece porque a direção regional do banco quer alçar voos mais altos, as custas do trabalho do bancário e quando ele não consegue atingir a meta estipulada por sua regional, a muito assédio moral e pressão praticada em cima dos trabalhadores. O Sindicato reivindicará junto ao banco providências para esses problemas, e caso persistam os bancários devem procurar o Sindicato para uma ação mais contundente”, finaliza.
  Fonte: Redação Spbancarios
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil