Webmail
sexta-feira, 19 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 13/04/2018

95 anos com energia de 20!

Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região é uma das mais fortes e combativas entidades do movimento sindical, diariamente na luta pelos direitos dos bancários e dos cidadãos brasileiros; segunda-feira 16 é dia de comemorar essa história.

São Paulo - O Sindicato ainda era uma criança de 10 anos quando conquistou a jornada de seis horas de trabalho para a categoria bancária. E não parou mais! Acumulando experiência, somando energia e novas conquistas, chega na segunda-feira 16 aos 95 anos de luta pelos direitos dos trabalhadores, pelos direitos da cidadania e em defesa da democracia brasileira.

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), um exemplo de contrato entre patrões e empregados, conta hoje com mais de 70 cláusulas que garantem aos funcionários de bancos públicos e privados vales alimentação, refeição, 13ª cesta, auxílio-creche/babá, PLR, complementação salarial aos afastados por doença, auxílio para requalificação profissional, entre outros direitos.

Os bancários foram a primeira categoria a ter garantido em acordo o direito à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a promoção da igualdade de oportunidades, a licença-maternidade de 180 dias, paternidade de 20 dias, um instrumento de combate ao assédio moral e centros de realocação e requalificação profissional, nos bancos, com o objetivo de evitar demissões.

“Desde 2004 até 2017 a mobilização dos bancários ao lado do Sindicato garantiu aumentos salariais acima da inflação, garantindo ganho real de 20,26%. No piso, esse aumento foi ainda maior, 41,6%. Assim como nos vales-refeição, 35,4% e alimentação 36,9%”, lembra a presidenta do Sindicato, Ivone Silva. “Em 2016, nossa luta garantiu acordo de dois anos que permitiu aos bancários ter aumento real de 1% e manter todos os direitos, mesmo com o desmonte trabalhista de Temer aprovado em julho deste ano.”

Por direitos e pela democracia

Assim, o aniversário de 95 anos do Sindicato ocorre num dos mais graves momentos da história recente brasileira e só reforça a importância dessa união entre trabalhadores e sua entidade representativa. “É isso que nos mantém fortes e vigorosos, aos 95 anos”, afirma Ivone. “Estamos chegando a quase um século, com energia de 20.”

E essa energia que nasce da mobilização dos trabalhadores, é mais essencial que nunca. “Desde o golpe, os trabalhadores só perdem e precisamos estar firmes e fortes, focados numa forte reação contra essas perdas”, reforça Ivone. “Nossa Campanha Nacional Unificada 2018 começa em junho e vamos buscar não apenas manter os direitos previstos na nossa CCT, mas conquistar mais, inclusive aumento real, já que os bancos continuam ganhando como sempre”, ressalta a presidenta do Sindicato.

“E, tudo isso, sem esquecer a luta pela democracia, fundamental para recuperarmos nossos direitos, não só os trabalhistas, mas também os investimentos em saúde, educação, o direito à aposentadoria, às eleições. Só assim os trabalhadores voltarão a ter tranquilidade em relação aos seus empregos, seus direitos.”

  Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil