Webmail
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias

publicado em 15/07/2017

Desafios ante o impacto das novas tecnologias  

Os desafios diante do impacto das novas tecnologias foram apresentados por Ana Tercia Sanches, pesquisadora da Faculdade 28 de Agosto e Gustavo Cavarzan, técnico do Dieese. Os palestrantes apresentaram aos delegados da 19ª Conferência Estadual dos Bancários, dados do congresso internacional dos bancos (CIAB) sobre “ser digital”. A mesa foi conduzida pelo secretário-geral da FETEC-CUT/SP, Eric Nilson.
 
Segundo Ana Tercia, os bancos partem da premissa de que já são digitais e que os hábitos da maioria das pessoas são permeados pela lógica digital. “Existe um milhão de contas 100% digitais e são estimadas mais três milhões para o próximo ano. Além disso, o atendimento mobile passou a ser o mais utilizado”, afirmou.
 
O técnico do Dieese Gustavo Cavarzan lembrou que nos últimos 5 anos houve a redução de 45 mil postos de trabalho no setor bancário, e esse dado, em grande parte, foi devido ao avanço tecnológico na organização do trabalho bancário, relacionando o assunto com a Reforma Trabalhista, que irá impor dificuldades à atuação dos sindicatos. “Essa reforma vem com uma série de encomendas dos bancos. Regulamenta o tele trabalho, não será mais preciso o acordo coletivo, a estrutura de trabalho poderá ser responsabilidade do trabalhador, além da transferência da responsabilidade da segurança e saúde no trabalho ao trabalhador”, avisou Gustavo.
 
Os convidados falaram também da redução de empregos, além da automação dos serviços, com a substituição de trabalhadores por máquinas de inteligência artificial. “Os empregos estão em transformação na era digital e as reduções prioritárias são nas funções mais simplificadas. Dados alarmantes mostram que 50% dos atuais postos de trabalho no Brasil poderiam ser automatizados”, alerta a pesquisadora.

  Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil