Webmail
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias

publicado em 30/08/2016

Caravana da FETEC-CUT/SP contribui para unificação da luta da categoria

A caravana da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP) e dos sindicatos filiados passou nesta terça-feira (30) por uma das maiores bases da categoria do país, o Grande ABC Paulista.
 
Para o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Aparecido Moreira, “ao ir de cidade em cidade para dialogar com a população e mobilizar os trabalhadores para a Campanha, a caravana da FETEC contribui com a manutenção de uma das nossas maiores conquistas, que é a Convenção Coletiva Nacional. Unifica os bancários em torno das reivindicações e fortalece nossa organização e nossa luta”, explicou, lembrando que, a base sindical das cidades por onde passa a caravana somada aglutina o maior número de bancários do país.
 
O presidente do Sindicato dos Bancários do ABC destacou ainda que, ao possibilitar o diálogo com a população, a caravana mostra que as reivindicações da Campanha Nacional trazem benefícios não apenas corporativistas, mas também para toda a sociedade. “Para citar apenas algumas das pautas cidadãs, basta lembrar que lutamos pela redução das tarifas bancárias, por mais segurança nas agências, por mais contratações para melhor atendimento aos clientes. São pontos que beneficiam a sociedade como um todo”, disse Belmiro.
 
A diretora da FETEC-CUT/SP, Adma Gomes, reforçou a visão de que a caravana tem um caráter unificador. “Não importa qual a extensão da base do sindicato, se é do interior, da capital ou o que seja. Nossa campanha é nacional e todos os sindicatos, todas as bases são importantes. Nossa Convenção Coletiva de Trabalhado é Nacional. Todos os bancários, independente de onde seja seu local de trabalho têm os mesmos direitos, os mesmos benefícios. Por isso, é importante realizar a caravana em todas estas cidades para que todos estejam cientes e participem da luta da categoria. Lembrando que, ainda mais na conjuntura atual, só a luta nos garante”, ressaltou.
 
CRISE NÃO ATINGE OS BANCOS
O presidente do Sindicato dos Bancários do ABC disse ainda que o momento político e econômico pelo qual o país atravessa é preocupante e que os bancos têm papel fundamental para sua superação. “Estamos em momento de crise econômica, agravada pela instabilidade política, mas os bancos continuam obtendo altos lucros. É o segmento da economia com maior lucratividade. Eles poderiam contribuir para que o país saísse da crise se garantissem o emprego e reduzissem as tarifas de serviços e as altas taxas de juros que cobram. Mas, seguem o caminho contrário. Promovem demissões e aumentam os juros”, afirmou Belmiro.
 
Adma também destacou o papel que os bancos poderiam exercer para amenizar os reflexos da crise econômica. “Os bancos têm total capacidade para atender as reivindicações dos trabalhadores. Cessando a política de demissões e dando continuidade aos aumentos reais ajudariam economia girar por meio dos trabalhadores bancários", disse a diretora da FETEC-CUT/SP.
 
Os bancários realizam assembleias em seus sindicatos nos próximos dias para decidirem se aceitam a proposta de reajuste de 6,5% apresentada pela Federação dos Bancos (Fenaban), ou se partem para a greve.
 
ENCERRAMENTO DA CARAVANA
A caravana da FETEC-CUT/SP em parceria com seus sindicatos começou no dia 15 de agosto e se encerra na próxima quinta-feira (01/09), em Guarulhos. Já passou por Limeira, Jundiaí, Bragança Paulista, Registro, Presidente Prudente, Assis, Barretos/Bebedouro, Catanduva, Araraquara e ABC/Santo André. Antes do encerramento ainda passará por Mogi das Cruzes, na quarta-feira (31).
 
Leia também
> Bancários definem pauta de reivindicações
 

> Bancos apresentam proposta de 6,5% mais abono

 
 
Fonte: FETEC/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil