Webmail
terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias

publicado em 25/07/2016

Reunião do Fórum Condições de Trabalho discute: combate ao assédio moral e melhorias das estruturas da Caixa

Caixa contraria a cláusula 36ª da CCT que diz: no monitoramento de resultados, os bancos não exporão, publicamente, o ranking individual de seus empregados.
 
Na quinta-feira (21), foi realizada a reunião do Fórum Condições de Trabalho com a Caixa, no âmbito da Gerência de Pessoas de São Paulo (Gipes/SP), que abrange as bases dos sindicatos de bancários do ABC, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Taubaté, São Paulo e Vale do Ribeira.
 
“Na reunião de ontem tratamos de problemas de estrutura das agências Alberto Byington, Alto do Jaraguá, Jabaquara e Curuçá, na capital, e já deixamos pautados casos das agências Vila Nova Cachoeirinha, Casa de Pedra, Praça da República, Barra Funda e edifício do Largo da Concórdia, da capital e Nova Arujá (Arujá)”, explica Jackeline Machado, secretária de cultura da FETEC-CUT/SP e empregada da Caixa.
 
Um dos casos mais emblemáticos debatidos durante a reunião foi a denúncia recebida pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, que mostra que vem sendo trabalhada pela Superintendência Regional Santana, de maneira que contraria a cláusula 36ª da Convenção Coletiva de Trabalho, a campanha "Time de Vendas", que apresenta pérolas como a exposição dos empregados das agências a avisos como "Haverá uma época em que não vamos poder esperar por alguém. Você estará no barco ou fora dele”, citação infeliz que encabeça o periódico eletrônico "Carpe Diem!!!", publicado pela Superintendência.
 
“Na reunião questionamos: Que barco seria esse? A agência? A superintendência? A Caixa - uma empresa pública com normas de pessoal, e Acordos e Convenções Coletivas firmadas que a Superintendência Regional (SR) parece querer poder ignorar?”, comenta Jackeline.
 
O sindicato também flagrou a publicação de ranking individual dos empregados das agências da SR Santana no periódico eletrônico, que contraria sem a menor cerimônia a Convenção Coletiva da qual a Caixa é signatária.
 
A decisão do fórum a esse respeito foi pela orientação ao Superintendente Regional, que estava ausente da reunião, para que revogue imediatamente a publicação de conteúdo que assedie moralmente os trabalhadores.
 
Sobre o fórum:
 
O fórum existe desde o início de 2015, e é uma instância para a construção de soluções e ações preventivas em âmbito regional, e dele participam todas as áreas de gestão regional da Caixa: gestão de pessoas (inclusive SESMT), segurança, logística, retaguardas, superintendências regionais, que, em reunião com a representação sindical dos empregados, examina problemas relativos à estrutura das unidades, jornada de trabalho, acompanhamento de resultados e conflitos no ambiente de trabalho que não são resolvidos normalmente, como deveria uma rotina de boa gestão da empresa.
 
Segundo Jackeline, os casos que dependam de instância superior são remetidos ao Fórum Nacional Condições de Trabalho, com recursos ao Grupo de Trabalho Sobre Saúde do Trabalhador e Mesa Permanente de Negociação quando se verifica que se trata de política de gestão da empresa.
 
“Todas essas, aliás, são instâncias nacionais de negociação com a Caixa, conquistadas pelo movimento organizado dos empregados ao longo de várias campanhas, e que valorizamos por serem vias fundamentais de diálogo que se sustentam pela mobilização dos trabalhadores para a garantia de seus direitos”, explica a dirigente sindical.
 
A próxima reunião do fórum na Gipes/SP será no dia 25 de agosto.

Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil