Webmail
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias

publicado em 28/05/2022

FETEC CUT SP inicia 24a Conferência Estadual dos Bancários do Estado de São Paulo

Teve início na manhã deste sábado (28) a 24a Conferência Estadual dos Bancários, realizada pela Fetec-CUT/SP, Federação dos Bancários da CUT de São Paulo.

O evento acontece no hotel Jaraguá, no centro histórico da capital paulista e conta com a participação de 426 dirigentes. Por conta da pandemia, a Conferência ocorre no sistema híbrido, com parte dos dirigentes in loco e parte no sistema online. 

Foram chamados para a mesa de abertura os representantes dos 14 Sindicatos filiados à FETEC, e foi apresentado um vídeo resumindo as lutas das entidades por democracia, direitos, e em defesa das empresas públicas.

Juvandia Moreira, presidenta da Contraf CUT, disse que a 24a Conferência Estadual dos Bancários de SP é de suma importância para a categoria por abordar a conjuntura do país e porque é fato que a grande campanha das nossas vidas serão as eleições deste ano. ”É o que vai definir se vamos continuar sofrendo tantos ataques ou entrarmos em um novo momento para reconstruir o país. Nosso desafio é possível, podemos vencer essa batalha no 1o turno, e não há dúvidas de que São Paulo é imprescindível nessa eleição’’. 

Representando os Sindicatos do interior do Estado, o presidente recém-eleito para a direção do Sindicato de Guarulhos, Wanderley Ramazzini, ressaltou que ''Não adianta renovarmos nossa convenção coletiva e continuarmos com um governo que promove retirada de direitos e desmonte do Estado''.

Ivone Silva, presidenta do Seeb SP, lembrou da importância em haver mulheres no Comando Nacional e o quanto a categoria tem avançado na oportunidade de igualdade. Ela destacou ainda o quão assertivo foi o acordo de dois anos, mantendo direitos num momento tão delicado e o fato de a categoria bancária ser a primeira a negociar o home office, defendendo a saúde, a vida e o emprego dos trabalhadores. 

Nas ruas e nas redes

A presidenta da Fetec CUT SP, Aline Molina abriu o evento oficialmente e disse, emocionada, que não parecia possível, em 2018, imaginar o cenário atual, com Lula livre e liderando as pesquisas para presidente. ’’Parecia utópico, naquele momento em que Bolsonaro foi eleito, ver nossos sindicatos tão fortalecidos como vemos hoje, nessa Conferência. Sinto muito orgulho em estar ao lado de vocês, e, nesses momentos, tenho sempre a certeza de estar do lado certo da história’’, disse.
 
‘’Vamos renovar nosso acordo, mas precisamos eleger deputados e deputadas, governadores e um presidente que estejam do lado dos trabalhadores. Por isso nossa luta precisa ser gigante nas redes e nas ruas’’, concluiu.
Lembrando a importância mobilização virtual, a presidenta da FETEC/SP convidou os delegados a incluir nos posts do Twitter a hashtag #24ConferenciaSP. 

A Conferência segue até a tarde deste sábado. Na ocasião, os delegados também vão eleger os representantes para a 24ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorre de 10 a 12 de junho.

Confira a programação completa do evento
09h30

Início dos trabalhos
Abertura oficial
Mesa 1: Conjuntura política e sindical
Altamiro Borges e Fausto Augusto Junior
Mesa 2: Apresentação da pesquisa Nacional dos Bancários (recorte São Paulo)
12h45
Intervalo para o almoço
13h45
Mesa 3:  Comitês de luta pela democracia
Luiz Claudio Marcolino
Mesa 4:  Propostas/minuta e estratégia
Debates/Votações
Mesa 5:  Aprovação da delegação para a Conferência Nacional
Mesa 6: Encerramento Fonte: FETEC/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil