Webmail
terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias

publicado em 13/11/2020

Mesa de Igualdade de Oportunidades é retomada

Foi retomada, nesta quinta 12, a mesa de Igualdade de Oportunidades entre Contraf-CUT e Fenaban (federação dos bancos). O encontro teve como temas principais o ‘Programa de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher’ e a implementação do Canal de Denúncias para as bancárias vítimas de violência, conforme acordo assinado em março deste ano e incorporado às Cláusulas 48 a 54 da Convenção Coletiva de Trabalho 2020-2022.

A divulgação do canal de denúncias é uma iniciativa da Contraf-CUT, junto aos sindicatos e federações, assumida em conjunto pela Fenaban, que compreende a necessidade da campanha. “Hoje a gente tem um machismo enraizado na sociedade, e é fundamental ações permanentes sobre o tema para ampliarmos a conscientização e impedirmos os retrocessos. Além de auxiliarmos as mulheres a romperem o ciclo da violência, precisamos aprofundar esse debate e criar uma política para tratar essa questão”, avalia a secretária da Mulher da Contraf-CUT, Elaine Cutis.

“A Fenaban informou que 35 casos já foram atendidos e ponderou que o tema necessita do empenho e compromisso de todos os bancos, que estão interessados também em investir em ações educativas e de conscientização. Este momento é histórico para o movimento sindical bancário. A luta pela equidade de gênero, o combate à violência contra a mulher, são bandeiras históricas do Sindicato, e os avanços que tivemos este ano são conquistas muito importantes para a categoria. Também temos muito orgulho, enquanto Sindicato, de oferecermos atendimento jurídico gratuito para mulheres vítimas de violência”, acrescenta a dirigente sindical Maria de Lourdes, a Malu. 

Além da campanha conjunta para divulgar o canal, os representantes dos bancários solicitaram a retomada do calendário de reuniões, o que foi atendido pela Fenaban. Os representantes dos bancos informaram que haverá uma reunião na primeira semana de dezembro, para capacitar cerca de 300 representantes das instituições bancárias e sistematizar as ações para o melhor acolhimento e atendimento das mulheres vítimas de violência. Já na segunda semana de dezembro, a mesa volta a se reunir para que sejam apresentadas as iniciativas feitas até então.

A mesa decidiu ainda por intensificar as ações para enfrentamento da violência contra a mulher e contra o racismo já no mês de novembro, tendo em vista ser este o Mês da Consciência Negra e também devido aos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que compreende o período de 25 de novembro a 10 de dezembro.

Combate ao Racismo

Almir Aguiar, secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT, propôs na reunião que a mesa de Igualdade de Oportunidades também passe a ter ações permanentes de combate ao racismo. “Não podemos ficar restritos só ao mês de novembro (Mês da Consciência Negra). Temos que tratar dessa questão diuturnamente”, disse. 

Os representantes da Fenaban concordaram em criar uma ação permanente para tratar a questão. Foi consenso na mesa que, tanto na questão de gênero como no combate ao racismo, sejam feitas duas frentes de trabalho dentro dos bancos: uma de atendimento às vítimas e outra educativa e de conscientização.
  Fonte: Contraf-CUT, com redação SPBancários
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil